Busca
Menu
Busca
No data was found

‘455 – Macbeth’, performance itinerante inspirada em tragédia shakespeariana, estreia no Flamengo

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Tempo estimado de leitura: < 1 minutos
O espetáculo é encenado em diferentes instalações do centro cultural Foto: Divulgação

Escrita, muito provavelmente, na primeira década do século XVII, a tragédia “Macbeth”, uma das mais famosas obras de William Shakespeare (1564-1616), vem sendo montada constantemente pelos teatros mundo afora desde então. E uma dessas montagens, intitulada “455 – Shakespeare”, estreia no Castelinho do Flamengo nessa segunda-feira (13), às 19h, carregando uma peculiaridade: de forma itinerante, as cenas serão apresentadas em diferentes cômodos do centro cultural municipal.

Com direção de Adriana Maia, a peça começa do lado de fora do Castelinho, onde os 14 atores interpretam um elenco teatral fictício que prepara-se para encenar a história do escocês Macbeth, que vai de general de guerra a rei trilhando um caminho de ambição desmedida, crimes, sangue e uma total falta de ética.

— Macbeth tem que se confrontar com a tentação de cometer um crime que ele sabe que é monstruoso, sabe que a ideia ultrapassa todos os limites da ética e da moralidade humanas, mas ainda assim prossegue dando asas ao seu plano macabro. Está sempre consciente de todos os seus atos, possui livre arbítrio, aceita a responsabilidade pessoal por suas escolhas, desvelando diante do espectador uma angustiante narrativa sobre a falha humana — analisa Adriana Maia, uma das idealizadoras do projeto.

O espetáculo é fruto de uma homenagem de artistas aos 455 anos do nascimento do autor inglês

A ideia inicial surgiu no ano passado quando o Grupo Shakespeare, coletivo de artistas cariocas, pensou em celebrar os 455 anos do nascimento do dramaturgo inglês- por isso o título da peça. Primeiramente, nasceu uma performance cênica que fez apresentações para convidados ainda no ano passado, antes de dar origem ao atual espetáculo.

Leia Também

No data was found
Assine nossa newsletter e receba todo o nosso conteúdo em seu e-mail.