‘A Hora da Estrela ou o Canto de Macabéa’, musical inspirado no último romance de Clarice Lispector, faz sessão única ao vivo no YouTube

Do Rio Encena

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

A atriz e cantora Laila Garin é a protagonista da montagem Foto: Daniel Barboza/Divulgação

O centenário de Clarice Lispector (1920-1977) foi celebrado no último dia 10, mas as homenagens à escritora ucraniana criada no Brasil continuam. Nesse domingo (20), às 18h, o espetáculo “A Hora da Estrela ou o Canto de Macabéa”, musical inspirado no último romance da autora, realiza uma sessão única e ao vivo transmitida diretamente do CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) para Internet e TV – confira o serviço no fim da página.

Com adaptação e direção de André Paes Leme e músicas de Chico César, a montagem tem no elenco Claudia Ventura, Claudio Gabriel e a protagonista Laila Garin, atriz e cantora de renome no cenário do teatro musical, no papel de Macabéa, a famosa personagem central do romance lançado no mesmo ano da morte de Clarice Lispector. Ela é uma imigrante nordestina que chega ao Rio de Janeiro e passa a levar uma vida sofrida, sem afeto e poesia.

Diante desta realidade, Macabéa passa a ser uma mulher vista pela sociedade como alguém totalmente desprovido de atrativos e que se limita a uma existência medíocre. Assim, só aumentam os percalços que cruzam seu caminho, como, por exemplo, um salário irrisório, a necessidade de dividir um quarto com outras quatro pessoas, a intimidação de um chefe rigoroso e a falta de quem lhe dê carinho e afeto.

Na obra original, o drama da personagem é contado por um escritor, que a vê na rua e decidi jogar luz sobre a história de alguém invisível, comum e sem brilho perante a sociedade. Já na adaptação para os palcos, a narração cabe à personagem de uma atriz, que também é interpretada por Laila.

Idealização e produção de Andréa Alves, da Sarau Agência – que já montou espetáculos premiados como “Elza”, “Suassuna – O Auto do Reino do Sol” e “Macunaíma” – “A Hora da Estrela” estreou no CCBB em 5 de março deste ano, mas logo teve a temporada interrompida pela pandemia. Já para esta apresentação virtual, a produção chama atenção para os protocolos de segurança contra a Covid-19 adotados, como cumprimento de quarentena e realização de testes para todos os profissionais envolvidos antes do período de ensaios.

SERVIÇO

Onde assistir: YouTube – canal Sarau Agência e BB Seguros; no canal Canal Arte1 da Sky: canal 81; NET: canal 553; Oi TV: canal 31; Claro: canal 553; GVT: canal 84; Vivo: canal 102 cabo e 555 satélite
Sessão: Domingo (20) às 18h
Elenco: Claudia Ventura, Claudio Gabriel e Laila Garin
Direção: André Paes Leme
Texto: André Paes Leme (adaptação da obra homônima de Clarice Lispector)
Classificação: Não informada
Entrada: Gratuita
Gênero: Musical
Duração: Não informada

PUBLICIDADE
Scroll Up