À procura de ‘palco virtual’ para se apresentar na pandemia? Nova plataforma de streaming recebe diversas atrações, inclusive teatro

Do Rio Encena

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

(Divulgação)

Diante da incerteza sobre quando serão reabertos os espaços culturais, interditados por conta da pandemia de Covid-19, redes sociais, plataformas digitais e afins têm sido cada vez mais buscados por fazedores de cultura. E uma nova opção de “palco virtual” é o ShowIn, serviço de streaming que transmitirá ao vivo atrações de diferentes linguagens artísticas, entre elas, teatro. A ferramenta já está disponível nas lojas de aplicativos Apple Store e no Google Play e também no site showin.tv, mas o lançamento oficial acontece em 1º de agosto.

A empreitada é do cantor e compositor Orlando Morais e de seu sócio, Dio Trotta. A ideia da dupla é, simultaneamente, remunerar quem vive de arte e de direitos autorais e também proporcionar um variado leque de opções de lazer e cultura: para públicos de diversos lugares; com variadas faixas de preços; formas distintas de assistir (celular, tablet, computador…); diferentes tipos de atrações, como shows, pocket shows, poesia, palestras, aulas, stand-up comedy, aulas de gastronomia, de yoga, meditação e dança, entre outras.

Outro objetivo é fazer da plataforma não apenas uma alternativa para tempos de pandemia, mas também mantê-la como exemplo de uma nova forma de se apresentar manifestações artísticas.

— Estamos vivendo um momento histórico, que vai definir os hábitos de consumo não só durante esse período, mas a partir de agora, no mundo todo. As inovações tecnológicas vêm para ficar e se apresentam como formas complementares de entretenimento — diz Orlando Morais.

O usuário que quiser assistir a um evento poderá comprar os ingressos dentro do próprio aplicativo. Quanto à velocidade da Internet, o ShowIn realiza uma adequação do streaming, fazendo com que a transmissão seja feita normalmente, independentemente do tipo de conexão de quem assiste. Já para o artista que quiser realizar sua apresentação na plataforma, é só fazer uma alteração no cadastro.

PUBLICIDADE
Scroll Up