‘A Protagonista’: em temporada virtual, espetáculo aborda desafios para mulheres em uma sociedade vigilante e opressiva

Do Rio Encena

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O ambiente virtual de “A Protagonista” Foto: Franco Albuquerque/Divulgação

O dia-a-dia das mulheres numa sociedade vigilante e opressiva é o foco de “A Protagonista”, novo espetáculo do Coletivo Paralelas que está cumprindo temporada online em tempos de pandemia. Com uma atriz convidada a cada apresentação, a peça, feita por meio de videoconferência, segue sendo transmitida gratuitamente através da plataforma Zoom até 11 de outubro, de sexta a domingo, sempre às 20h – confira o serviço completo no fim da página.

Com direção de Juliana Soure – que assina a dramaturgia com Renata Sofia – o espetáculo começa os seus 60 minutos de duração com as quatro atrizes fixas: Aliny Ulbricht, Carol Barbosa, Rosa Nogueira e Tatiane Santoro. Em seguida, entra a convidada, que não apenas não sabe nada sobre a peça, como ainda precisa fazer parecer para o público que integra o elenco fixo.

Seu papel é o de uma nova funcionária de uma empresa que chega para trabalhar em um ambiente de trabalho virtual junto às quatro colaboradoras mais antigas. E ao interagirem, atrizes e personagens se fundem, misturando ficção e realidade e exibindo imagens feitas durante e anteriormente à peça, o que as expõe e leva a julgamento suas realidades cotidianas.

Assim, a vigilância exercida sobre as mulheres, a mesma que limita e julga suas ações muitas vezes, enfim, é descortinada.

Parceria

“A Protagonista” – que estrearia em 20 de março, no SESC Tijuca, mas precisou ser adiada e adaptada ao atual contexto pandêmico – marca a segunda parceria entre o Coletivo Paralelas e Miwa Yanagizawa, renomada diretora que assina a orientação artística. Se neste trabalho há um rodízio de atrizes convidadas, no primeiro, chamado “Piranha não dá no mar”, a proposta era levar ao público uma nova dramaturgia a cada apresentação.

SERVIÇO

Onde: Plataforma Zoom
Sessões: Sexta a domingo às 20h
Período: Até 11/10
Elenco: Aliny Ulbricht, Carol Barbosa, Rosa Nogueira, Tatiane Santoro; atrizes convidadas: Bárbara Assis, Bárbara Jordão, Caju Bezerra, Dani Anatólio, Débora Crusy, Fernanda Dias, Gabriella Cristina, Gabriela Estolano, Geandra Nobre, Lidiane Oliveira, Rebecca Gotto e Vika Flôr
Direção: Juliana Soure
Dramaturgia: Juliana Soure e Renata Sofia | Criação: Carol Barbosa, Juliana Soure e Tatiane Santoro | Orientação artística: Miwa Yanagizawa
Classificação: 14 anos
Entrada: Gratuita
Como assistir: Para assistir, preencha o formulário googleforms disponível na bio do Instagram do Coletivo Paralelas (@coletivoparalelas) ou solicite-o enviando um e-mail para contato.coletivoparalelas@gmail.com . Nesse formulário você irá informar o dia para o qual deseja que seu ingresso seja reservado. O link/ID de chamada na plataforma Zoom será disponibilizado 1 hora antes de cada apresentação.
Gênero: Espetáculo-jogo
Duração: 60 minutos

PUBLICIDADE
Scroll Up