Adolpho Konder deixa a Secretaria Municipal de Cultura após um ano

Por:

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Konder assumiu a SMC em setembro do ano passado Foto: ASCOM/SMC-RJ

Adolpho Konder não é mais o Secretário Municipal de Cultura. Pouco mais de um ano após assumir a pasta, o advogado, de 47 anos, foi quem tomou a iniciativa de deixar o cargo. A informação é do jornal O Globo. O RIO ENCENA entrou em contato com a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Cultura, que confirmou o desligamento e ficou de mandar uma nota com mais detalhes. Até o fechamento desta matéria, porém, o texto não havia sido enviado.

Com pós-graduação em Ciências Políticas, Gestão Social e Direitos Humanos e mais de 20 anos de experiência como gestor público, Konder substituiu, em setembro do ano passado, Mariana Ribas, que ficou à frente da SMC por apenas seis meses. Agora, ele deixa o órgão em meio a uma série de problemas que afetam o setor cultural na capital fluminense.

As lonas e arenas que pertencem à administração municipal, por exemplo, sofrem com abandono e falta de investimento. Majoritariamente situados na zonas Norte e Oeste, alguns destes equipamentos tiveram a energia elétrica cortada recentemente por falta de pagamento, como é o caso da Lona Cultural Carlos Zéfiro, em Anchieta, e Lona Jacob do Bandolim, em Jacarepaguá. Esta segunda, inclusive, quando já estava sem luz, teve equipamentos de som, luz e vídeo furtados em agosto, o que dificultou a realização de uma atividade online.

Já entre os espaços que vêm passando por abandono estão a Arena Fernando Torres, em Madureira, e a Lona Cultural Sandra de Sá, em Santa Cruz. Pelo menos até meados do mês passado, a primeira se encontrava em estado de degradação, inclusive com a lona rasgada, enquanto na segunda era possível ver escombros e lixo amontoado.

Além disso, Konder deixa o cargo durante tramitações e aprovações das leis Aldir Blanc (federal) e SOS Cultura Carioca (municipal), aprovadas para auxílio a profissionais do setor durante e após a pandemia.

 

PUBLICIDADE
Scroll Up