Apelo de uma colunista a quem for eleito: invista na educação

Luciana Kezen

Luciana Kezen

35 anos, bacharel em Artes Cênicas pela UNIRIO, licenciada em Letras pela Estácio de Sá, atriz, escritora, tradutora e ávida leitora nas horas vagas.

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Hoje, 15 de novembro de 2020, é dia de eleição mais uma vez aqui no Brasil. Por mais que a gente se prepare para a situação, quando acontece é sempre pior. E pelo visto, 2020 é o pior ano de muita gente. Deve ser muito difícil ser político, afinal não se tem um curso superior para cursar. Não tem uma grade mínima de ensino, um pré-requisito. Para ser eleita em qualquer cargo público, a cidadã deve mostrar seu certificado de curso de um ano em Ética! Ia ser ótimo.

Imagina… Ver políticos preocupados com Educação. Você, que está sendo eleita hoje ou vai se eleger no segundo turno, invista em educação. Investindo em educação, estamos investindo na saúde. Investindo na educação comum para todos, entende-se melhor de higiene básica, entende-se melhor sobre como lidamos uns com os outros. Invista na educação.

Invista em deixar as escolas seguras, com material adequado para ensino. Por favor, não faça da escola um local assustador. Quanto mais jovens nas escolas, menos adultos ficam nas ruas. Invista na educação. Seja você, política eleita, o exemplo na fila do mercado, na rua andando a pé ou de carro, preze pelo bom senso. Na educação com o próximo, preze por uma comunidade. Uma comunidade se ampara, se abraça. Invista na educação.

Investindo na educação, você está investindo no patrimônio público. Menos sujeira nas ruas, menos depredação de obras públicas. Menos gastos com reformas exuberantes e mais gastos com manutenção. Invista em História, Ciência, Literatura, Matemática, Biologia, invista em conteúdo, em conhecimento. Invista em estudo. Invista no uso da Educação.

Em dia de eleição, fica o apelo: invistam na educação! Foto: Nelson Jr./ Divulgação /TSE

Saiba falar para ser escutado. Não grite se não quer que gritem com você. Investindo na educação, investe-se também em teatros, museus, áreas de lazer comuns em espaços públicos, eventos ao ar livre, feiras locais, segurança nas cidades… Investe-se em seres humanos curiosos, que vão atrás de mais educação. Investe-se em pessoas que vão ver que você investiu no futuro, que investiu em educação. Pessoas que eventualmente continuarão votando em você e nos seus e, claro, na educação.

Onde há educação, brota cultura, nasce arte, erguem-se esculturas. Onde há educação, jantam-se pinturas, enquadram-se fotografias. Invista na educação para que haja educação. Você, eleita líder de sua comunidade, comporte-se como tal. Seja digna, honesta, justa, educada. Trate bem as pessoas à sua volta. Simples assim! Invista na Educação!

Um aceno de mão efusivo e até a próxima semana.
Dúvidas, críticas ou sugestões, envie para luciana.kezen@rioencena.com.

PUBLICIDADE
Scroll Up