Busca
Menu
Busca
PUBLICIDADE

Autor e diretor Gerald Thomas estreia espetáculo online com protagonista ‘à deriva’ e ‘rompimento com Beckett’

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Tempo estimado de leitura: 2 minutos
A atriz Fabiana Gugli protagoniza o espetáculo que tem texto, criação e direção de Gerald Thomas Fotos: Nicolas Caratori/Divulgação

O renomado autor e diretor Gerald Thomas está de volta ao teatro. Na verdade, de volta à Internet, já que seu novo espetáculo foi desenvolvido em formato online. Trata-se de “G.A.L.A.”, que estreia nesta quarta-feira (22), às 21h, no canal do Sesc Avenida Paulista no YouTube. Após a primeira exibição, a peça ficará disponível em esquema On Demand e gratuitamente no mesmo canal.

Ambientado num mundo totalmente surreal e tropicalista inventado, o espetáculo chegou a causar dúvidas na própria protagonista Fabiana Gugli num primeiro momento. Isto porque, ao pegar o texto, ela conheceu a sua personagem, que é a seguinte: uma mulher à deriva num barco, sozinha tal qual a população do mundo em tempos de pandemia. Em busca de uma saída viável (à qual só deve encontrar no fim da peça), ela chega a bradar “Beckett não está mais lá” e “chega de Beckett!”, em referência ao cultuado dramaturgo e escritor irlandês Samuel Beckett (1906-1989).

— Ao receber o texto, não tinha ideia de como poderia ser dito ou montado. Isso é muito próprio da dramaturgia do Gerald, em que a palavra é só mais um elemento na cena. Só quando os ensaios começam, a encenação dá suporte à dramaturgia, e os sentidos e significados começam a aparecer e ganhar conexões peculiares. Nessa peça, especificamente, muitas imagens habitam este lugar onírico: uma mulher à deriva; o rompimento com Beckett e seu universo; uma inversão de papéis entre musa (GALA) e criador; delírio, sonho, referências ao surrealismo; uma busca de sentido; e uma imensa solidão — comenta Fabiana, que em abril estrelou a versão online de “Terra em Trânsito”, texto de Thomas que havia sido encenado nos palcos 15 anos antes.

Após a estreia nesta quarta-feira (22), o espetáculo ficará disponível on demand e gratuitamente no YouTube

Já o autor e diretor reforça a ideia de que a proposta de “G.A.L.A.” – cujo nome remete à elegância da personagem e à musa Gala Dalí, do pintor espanhol Salvador Dalí – é mesmo não facilitar a compreensão.

— Quanto mais vivo, mais percebo que ninguém sabe nada. Ninguém lembra de nada. E fica todo mundo arrotando verdades. Vai se criando um arquipélago de verdades: “isso tem que ser assim e isso tem que ser assim”. Uma espécie de ordem artificial que Deus não botou ali, mas a classe média botou. E quando surge uma pessoa que coloca isso em dúvida… “mas eu não entendo, o que é que quer dizer isso?”. E isso coloca o artista como aquele que faz entender, mas não faz. O artista confunde mais — complementa.

SERVIÇO

Estreia: 22/09 às 21h, com transmissão pelo canal do Sesc Avenida Paulista no YouTube (após a estreia, a peça estará disponível On Demand, no mesmo canal) | Elenco: Fabiana Gugli | Direção: Gerald Thomas | Texto: Gerald Thomas | Classificação: 16 anos | Entrada: Gratuita | Duração: 45 minutos (aproximadamente)


EM CARTAZ: Confira a programação teatral do Rio

ONLINE: Ainda com receio de ir ao teatro? Veja lista e fotos de peças transmitidas pela Internet

PUBLICIDADE

Leia Também

PUBLICIDADE
Assine nossa newsletter e receba todo o nosso conteúdo em seu e-mail.