Barbara Paz, Cacá Carvalho e Yara de Novaes participam de festival de peças feitas exclusivamente para a Internet

Do Rio Encena

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Cacá Carvalho, Bárbara Paz e Yara de Novaes trabalham em conjunto Fotos: Divulgação

O Festival Teatro em Movimento tem como marca registrada ser itinerante, levando espetáculos a diferentes cidades do Brasil. Com a pandemia, porém, o jeito foi se restringir a um único lugar: a Internet. E para esta 19ª edição, a coordenação do evento, encabeçada pela produtora Tatyana Rubim e pela professora com pós-doutorado em Teatro e Internet Mariana Lima Muniz, a programação virtual e gratuita reúne três peças – a serem apresentadas entre dezembro e janeiro – que dialogam com o universo digital e o atual mundo pandêmico de formas distintas. E à frente de cada montagem, um artista de renome do teatro nacional. São eles Barbara Paz, Cacá Carvalho e Yara de Novaes – confira o serviço no fim da página.

— Foi preciso entender este novo ambiente, trazer os profissionais certos e produzir algo novo para um público que também deve ser considerado um ‘novo espectador’, por se comportar de modo diferente do presencial. É o desafio de construir o novo para o novo normal — diz Tatyana Rubim.

A peça que abre o festival nessa sexta-feira (04) é “Ítaca, 365, apto 23”, com Cacá Carvalho no elenco. A partir do clássico de Homero (‘Odisséia’), o espetáculo costura pontos de conexão entre o texto grego e elementos da trajetória e da intimidade do próprio ator. Para ambientar a peça, o seu apartamento – localizado no prédio de número 365 – foi inteiramente modificado para servir de cenário ao projeto.

Ainda em dezembro, no dia 08, estreia “Ato”, que tem direção de Bárbara Paz e elenco formado por Alessandra Maestrini e Eduardo Moreira. Com experiência nas artes cênicas e também no audiovisual (seu longa “Babenco” foi indicado para representar o Brasil no Oscar 2021), Bárbara estabelece paralelos exatamente entre o teatro e o cinema para refletir sobre a delicada situação da classe artística durante paralisação no setor provocada pela pandemia.

Por fim, a partir de 10 de janeiro, estará disponível “(Des)memória”, que é protagonizado e dirigido por Yara de Novaes. Dentro de um jogo teatral virtual, ela investiga seu próprio passado familiar para refletir sobre representatividade e embranquecimento no Brasil.

Além do Cena Web, etapa que engloba estes três espetáculos, o Teatro EmMov Digital – nome dado ao festival em 2020 devido às atividades feitas de modo remoto – já produziu também um Curso de Formação em Teatro Digital e uma websérie produzida por artistas de teatro, a #Quarentemas.

SERVIÇO

Ítaca, 365, apto 23
Onde assistir: Site do Teatro em Movimento
Período: 04/12 a 07/12 e 10/12 a 12/12 sempre às 20h
Elenco: Cacá Carvalho, Vera Sala e Theo Retti
Direção: Cacá Carvalho
Texto: Vinícius Calderoni e Guilherme Gontijo Flores
Classificação:
Entrada: Gratuit

“Ato”
Onde assistir: Site do Teatro em Movimento
Período: Disponível entre 08/12 e 08/01 no site do festival
Elenco: Alessandra Maestrini e Eduardo Moreira
Direção: Bárbara Paz
Texto: Cao Guimarães
Classificação:
Entrada: Gratuita

“(Des)Memória”
Onde assistir: Site do Teatro em Movimento
Período: A partir de 10/01
Elenco: Alexandre Cioletti, Cyda Moreira, Fafá Rennó, Josy Anne, Lucas Costa e Yara de Novaes
Direção: Yara de Novaes
Texto: Vinícius de Souza
Classificação:
Entrada: Grauita

PUBLICIDADE
Scroll Up