Busca
Menu
Busca
PUBLICIDADE

Cessão do Teatro Casa Grande é renovada pelo Governo do Rio

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Tempo estimado de leitura: 2 minutos
A nova cessão do Teatro Casa Grande é válida por mais 10 anos Foto: Divulgação

RIO – O Governo estadual do Rio de Janeiro renovou a cessão do Teatro Casa Grande, no Leblon, por 10 anos. A outorga, publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (04), foi assinada por Danielle Barros, secretária estadual de cultura e economia criativa. O acordo – que pode ser renovável por mais uma década – é firmado entre o poder público, dono do imóvel, e o grupo que administra o espaço há 55 anos e que hoje tem como representantes Rodrigo Gerheim, Léo Haus e Silvia Haus, filhos de dois dos fundadores, Moysés Ajhaenblat e Max Haus , respectivamente.

Maior teatro da Zona Sul com 926 lugares, o Casa Grande foi fundado em agosto 1966. Desde então, recebeu importantes espetáculos teatrais, como “O Mistério de Irma Vap” – clássico longevo com Marco Nanini e Ney Latorraca – e também shows de música como forma de protestos contra a ditadura militar. Passaram por lá artistas como Elis Regina (1945-1982), Chico Buarque e Maria Bethânia.

Tombado pelo município e pelo estado, o espaço ficou fechado por 11 anos – entre 1997 e 2008 – depois de ser destruído por um grande incêndio. Quando foi reinaugurado, ganhou o patrocínio da empresa de telefonia Oi, passando a se chamar Oi Casa Grande. A parceria foi encerrada em 2019.

O processo de renovação da cessão se arrasta desde 2019. No primeiro semestre do ano passado, após uma manifestação da classe artística, que contou até com um abraço simbólico no teatro, houve uma tentativa de acordo que acabou não vingando porque segundo o Tribunal de Contas do Estado (TCE), o edital continha itens que poderiam ser considerados ilegais. Por exemplo, a exigência de que a programação do teatro fosse submetida à aprovação prévia da Secec a casa semestre.


EM CARTAZ: Confira a programação teatral do Rio

PUBLICIDADE

Leia Também

PUBLICIDADE
Assine nossa newsletter e receba todo o nosso conteúdo em seu e-mail.