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Cia Dos à Deux exibe espetáculos premiados de sua trajetória em mostra online e gratuita no YouTube

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Tempo estimado de leitura: 5 minutos
A cia. tem 23 anos de uma premiada trajetória (Renato Mangolin/Divulgação)

Uma das companhias teatrais mais premiadas dos últimos tempos, a Dos à Deux, como boa parte dos artistas em tempos de pandemia, está na Internet. Nascido na França há 23 anos, fruto de uma parceria artística entre André Curti e Artur Luanda Ribeiro, o duo franco-brasileiro de teatro gestual vai exibir até domingo (14), gratuitamente, em seu canal oficial no YouTube, alguns de seus aclamados espetáculos.

São eles: “Dos à Deux – 2º ato” (2013); “Aux Pieds de la Lettre” (2001), que venceu o Festival Internacional do Kosovo e o Festival Mindelact, em Cabo Verde, como Melhor Espetáculo; “Saudade em Terras d’Água” (2005), vencedor do prêmio do público no Festival de Avignon (França); “Fragmentos do Desejo” (2009), que ganhou a categoria Especial do Prêmio Shell; “Ausência” (2012); “Irmãos de Sangue” (2013), que faturou o Shell como melhor Cenário e Ator para André Curti e Artur Luanda Ribeiro; e “Gritos” (2016), indicado em 20 categorias nos principais prêmios de teatro do Brasil, vencendo o Shell (Cenário), o Cesgranrio (Iluminação e Cenografia) e Aptr (Iluminação, Direção e Espetáculo) – confira a sinopse de cada e o serviço completo no fim da página ou clicando aqui .

Na mostra online Dos à Deux – A Singularidade de uma Trajetória, André e Artur, responsáveis por concepção, dramaturgia, cenografia e direção das montagens, vão exibir as gravações das estreias das peças nos respectivos anos em que foram levadas ao palco pela primeira vez. Ao fim de cada exibição, a dupla irá conversar ao vivo, no próprio canal, com artistas convidados que participaram da criação das obras. Entre eles, o ator Luis Melo, a marionetista, cenógrafa e artista plástica russa Natacha Belova e o músico português Fernando Mota, responsável pela dramaturgia musical dos espetáculos da cia.

Além de manter o duo ativo durante a pandemia, a mostra é uma iniciativa também para apresentar os espetáculos a espectadores mais jovens, já que o mais recente deles, “Gritos”, tem quase cinco anos.

— Era um desejo nosso compartilhar com novos públicos esses trabalhos, principalmente os mais antigos. É um momento propício para mostrar um panorama da nossa trajetória em formato online — explica Artur Luanda Ribeiro.

O projeto, viabilizado com recursos da Lei Aldir Blanc, começou nesta segunda-feira (08) com “Dos à Deux – 2º Ato”. Nesta terça, é a vez de “Aux Pieds de la Lettre”.

SERVIÇO

Onde assistir: Canal da Cia Dos à Deux no YouTube
Período: 08/03 a 14/03
Cia Dos à Deux: Artur Luanda Ribeiro e André Curti 
Classificação: Não informada
Entrada: Gratuita

Espetáculos (Após as exibições haverá um bate-papo ao vivo com a Cia. Dos à Deux)
“Aux Pieds de la Lettre”
Sessão: Terça (09) às 20h
Sinopse: Como abordar o tema da loucura? Como evocar o confinamento? Como mergulhar no universo psiquiátrico? Como transportar para o palco a poesia das pequenas loucuras solitárias, das manias, das digressões desse universo? André e Artur partiram desses questionamentos após uma imersão de dois anos no hospital psiquiátrico Marcel Rivière, nos arredores de Paris, para criarem um espetáculo gestual que navega entre a poesia, o burlesco e o absurdo. Com mais de 350 apresentações pelo mundo desde a sua estreia em 2002, a peça oscila entre a tragédia e a comédia, plena de emoções, ternura e risos inesperados.

“Saudade em Terras d’Água”
Sessão: Quarta (10) às 20h
Sinopse: Embarcar, desviar, provocar, a peça nos conduz ao exílio forçado de uma família.  A história de uma mãe e seu filho, habitantes isolados no meio do mar. Personagens que vivem uma existência simples, quase arcaica. Preocupada com a continuidade dessa vida, a mãe parte em busca de uma mulher para seu filho. A esposa vem de uma terra distante. Os três aprendem a se conhecer e vão construindo seu espaço. Aos poucos, uma relação de afeto certamente nascerá entre eles. Nada devia perturbar esse equilíbrio conquistado, mas, progressivamente, a água que os cercava desaparece e se transforma em terra. A família não tem mais como se alimentar e deve partir. A viagem é longa e os conduz para longe de casa. Eles vão viver a espera, a esperança, mas também o desespero.

“Fragmentos do Desejo”
Sessão: Quinta (11) às 20h
Sinopse: Como viver a diferença? Qual é a necessidade de ser você e ser diferente? A peça retrata a história de quatro personagens que as vidas entrelaçadas narram a dificuldade de ser. Em cena, os dois atores/diretores, mais os atores Maya Borker e Matías Chebel, dão vida a alguns  personagens – o pai, o filho Angelo/Angel, a governanta Olga e o cego Orlando – cujas histórias contadas de forma não-linear se cruzam por meio de desejos, conflitos, culpas e segredos. Há vários anos, pai e filho jogam a mesma partida como um ritual de uma conversa sem palavras. Olga, a governanta da casa, observa os segredos e os não-ditos. Angel canta em um cabaré. Orlando é um personagem que foi completamente cativado e hipnotizado por essa voz. Sempre vai ao cabaré para ouvir a mágica voz pela qual se apaixonou. Com certeza é a mulher mais linda que já ouviu. O espetáculo equilibra-se entre dois abismos: o da necessidade de dizer quem somos e o do desejo.

“Ausência”
Sessão: Sexta (12) às 20h
Sinopse: Solo com o Ator Luis Melo. Em algum lugar do mundo, uma cidade vazia, apocalíptica e decadente foi devastada pela radioatividade. Sem água ou energia, o protagonista vive confinado no último andar de um arranha-céu. Sua única companhia é seu peixe vermelho, que vive em um aquário. Nesse contexto caótico, sob a constante invasão de ratos que tomaram a cidade e do ar irrespirável que lhe exige o uso da máscara de oxigênio até para abrir a janela, o homem vive recluso em seu mundo singular. O cenário, assinado por Fernando Mello da Costa, é um ambiente hostil, recortado por um emaranhado de canos e registros que se cruzam em todas as direções para fornecer ao protagonista a assustadora ração diária de apenas uma gota d’água por dia. O personagem enfrenta constantemente a solidão, a escassez e o confinamento, transitando em uma linha tênue entre a sanidade e a loucura.

“Irmãos de Sangue”
Sessão: Sábado (13) às 18h
Sinopse: Em cena, André Curti e Artur Luanda Ribeiro conduzem uma coreografia gestual precisa ao lado dos atores Cécile Givernet e Matias Chebel. Em uma atmosfera onírica, a peça investiga os laços fraternos, as memórias e os conflitos que marcam a convivência familiar. A história se passa no centro das relações entre três irmãos e sua mãe, alternando momentos entre o passado e o presente. No cenário, o minimalismo foi trabalhado de forma orgânica e mutável por Curti e Ribeiro. Poucos elementos materiais, como uma mesa e uma grande gangorra, evocam memórias fraternais e a presença da mãe. Como nas criações anteriores, a música original de Fernando Mota se funde na dramaturgia gestual, sublinhando o não-dito e o amor fraternal incondicional.

“Gritos”
Sessão: Domingo (14) às 18h
Sinopse: Em uma atmosfera onírica, a peça é formada por três poemas gestuais metafóricos criados a partir de um tema: o amor. Os poemas que compõem “Gritos” são revelados por meio de uma partitura gestual sutil e minuciosa. Inspirada em temas da atualidade, a dramaturgia foi criada durante o processo de pesquisa e de criação artística. As pessoas invisíveis na sociedade, o preconceito, o desprezo, os refugiados a guerra e o amor permeiam os três poemas gestuais – os três gritos. A cenografia é uma instalação plástica composta por estruturas de colchões de mola, que vão se transformando em objetos insólitos ao longo da peça. “Gritos” foi indicado em 20 categorias nos pricipais prêmios de teatro do Brasil.

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