Cia. OmondÉ festeja 10 anos no Teatro Firjan Sesi com montagem de ‘Auto de João da Cruz’, de Ariano Suassuna

Do Rio Encena

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

A montagem de “Auto de João da Cruz” é uma produção da Cia. OmondÉ Foto: Rodrigo Menezes/Divulgação

A Companhia OmondÉ está comemorando 10 anos de estrada e, para não deixar a marca passar em branco, escolheu um de texto de um dos maiores autores do Brasil para levar ao palco. “Auto de João da Cruz”, escrito por Ariano Suassuna (1927-2014) em 1950, será montado a partir dessa quinta-feira (16), às 19h, no Teatro Firjan Sesi, no Centro.

Recriação do poema Fausto, do alemão Goethe (1749-1832), o texto de Suassuna conta a história de João, um, jovem ambicioso que, por não se conformar com o sumiço do pai e com a miséria que o cerca, decide sair de casa, deixando tudo para trás, para ir em busca de riquezas. Testemunhas de tal decisão, os personagens Guia (espécie de diretor da peça) e Cego (aqui simbolizando o Diabo) fazem uma aposta pela alma do protagonista que, sem se dar conta de que se trata apenas de uma ilusão, começa a ganhar tudo o que sempre desejou.

Como contrapartida a esta fartura, porém, João começa a perder sua humanidade, se distanciando, assim, da família e de amigos e se transformando num homem frio e perverso. Algum tempo depois, ele chega a cair em si, mas se dá conta de que já é tarde demais para se arrepender das coisas ruins que fez.

A trama de “Auto de João da Cruz” apresenta elementos de três romances populares nordestinos: História de João da Cruz, História do Príncipe do Reino do Barro Branco e a Princesa do Reino do Vai-não-Torna e O Príncipe João Sem Medo e a Princesa da Ilha dos Diamantes — de Leandro Gomes de Barros, Severino Milanez da Silva e Francisco Sales Areda, respectivamente.

Com direção de Inez Viana, o espetáculo da OmondÉ fica em cartaz até 16 de fevereiro, com apresentações também sextas e sábados, no mesmo horário das 19h, e domingos, às 18h. Os ingressos custam a partir de R$ 20 (meia)

PUBLICIDADE
Scroll Up