Busca
Menu
Busca
No data was found

Cia. Teatro Esplendor estreia versão online de ‘Um Tartufo’, espetáculo indicado aos prêmios Shell e Cesgranrio

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Tempo estimado de leitura: 2 minutos
Embora seja inspirada num grande clássico do teatro mundial, a peça é totalmente encenada sem texto Foto: Dalton Valério e Manu Tasca/Divulgação

A Companhia Teatro Esplendor está comemorando 13 anos de estrada e, para não deixar a data passar em branco, estreia nesse sábado (23) a versão online de “Um Tartufo”, espetáculo do grupo levado aos palcos pela primeira vez em 2018. Na ocasião, a peça, que é encenada totalmente sem texto – e tem inspiração no clássico “Tartufo”, do francês Molière – teve três indicações ao Prêmio Shell (Figurino, Iluminação e Especial) e outra ao Prêmio Cesgranrio (Figurino).

Assim como na versão original, esta adaptação virtual, filmada com quatro câmeras, também tem direção de Bruce Gomlevsky, que comanda oito atores. No palco, o elenco conta a história de um tartufo, ou seja, um sujeito cínico e ambicioso. Na obra de Molière, o objetivo do fingido personagem é se aproximar de uma família a fim de tirar proveito de sua fé e ingenuidade. Assim, o texto, encenado pela primeira vez em 1664, toca em temas até hoje em voga, como falsos devotos religiosos, charlatanismo, ética e a influência da religião no convívio familiar.

Ao se apresentar como um homem religioso, o antagonista chega a entrar para o núcleo da família, mas logo cai em descrédito diante de quase todos. A exceção é Orgonte, o patriarca, de quem o tartufo se torna uma espécie de líder espiritual, o que o leva a receber uma série de regalias.

O plano do malandro só falha por completo quando a esposa de Ogonte revela que o hóspede a está cortejando. Mesmo contrariado, o esposo topa se esconder para espiar que tipo de conversa o charlatão tem destinado à sua mulher. É aí que o dono da casa, finalmente, cai na real, mas talvez já seja tarde demais. Afinal, ele já havia passado todos os seus bens para o nome do farsante.

SERVIÇO

Local: YouTube (outras instruções de acesso serão fornecidas pela organização próximo ao início do evento) | Sessões: Sábados às 20h | Temporada: 23/10 a 13/11 | Elenco: Yasmin Gomlevsky, Gustavo Damasceno, Thiago Guerrante, Ricardo Lopes, Patricia Callai, Nuaj Del Fiol, Felipe de Barros e Gustavo Luz | Direção: Bruce Gomlevsky | Classificação: 16 anos | Entrada: R$20 e R$10 (meia) | Bilheteria: Sympla | Gênero: Tragicomédia | Duração: 100 minutos


EM CARTAZ: Confira a programação teatral do Rio

Leia Também

No data was found
Assine nossa newsletter e receba todo o nosso conteúdo em seu e-mail.