Busca
Menu
Busca
No data was found

Com entrada franca, projeto Núcleo de Dramaturgia leva peças, leituras e performances ao Oi Futuro Flamengo

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Tempo estimado de leitura: 3 minutos
As peças “Parto” (E) e “Pedro” estão na programação Fotos: Rebeca Dourado/Divulgação

A Firjan Sesi realiza a partir desta terça-feira (02) a Segunda Semana do Núcleo de Dramaturgia, projeto que vai levar até sábado peças, leituras e performances ao Oi Futuro Flamengo. Com coordenação do diretor e dramaturgo Diogo Liberano, o evento, que contará também com lançamento e venda de livros, conversas com artistas convidados e oficina de dramaturgia, terá entrada franca. Confira a programação completa no fim da página.

Esta semana de atividades é fruto de 10 meses de encontros entre 14 autores para estudo e criação em dramaturgia. Assim nasceu o conteúdo inédito que será levado ao público através de duas encenações teatrais (“Pedro” e “Parto”), quatro leituras, quatro vídeo-leituras e quatro performances.

“Parto”, escrito por Isadora S. K., dirigida por Mariah Valeiras e protagonizada por Laura Nielsen e Paula Furtado, apresenta os questionamentos de uma mulher grávida. Para ela, o aborto aparece como uma experiência contraditória. Afinal, que vida deve ser interrompida? A sua própria ou a do bebê?

O projeto promoveu encontros entre 14 autores ao longo de 10 meses Foto: Diogo Liberano/Divulgação

Já “Pedro”, do autor Felipe Haiut, com direção de Andrêas Gatto e atuação de Teo Pasquini, aborda as reflexões de um homem sobre a paternidade. O ponto alto da trajetória dele acontece quando seu filho nasce já lutando para sobreviver.

“Parto” e “Pedro” são textos criados por alunos da turma 2018. Mas autores da turma 2017 também terão espaço nesta edição do Núcleo de Dramaturgia. Serão lançadas em parceria com a Editora Cobogó três dramaturgias criadas no ano passado:  “Rose” de Cecília Ripoll (indicada ao Prêmio Shell de Teatro do Rio de Janeiro na categoria Melhor Autora), “Escuta!” de Francisco Ohana e “O Enigma do Bom Dia” de Olga Almeida.

SERVIÇO

Local: Oi Futuro Flamengo
Endereço: Rua 2 de dezembro, 63 – Flamengo.
Telefone: (21) 3131-3060
Período: 02/10 a 06/10
Informações: nucleodedramaturgia@firjan.com.br
Classificação: 14 anos
Entrada: Franca
Funcionamento da bilheteria: Distribuição de senhas uma antes

Terça (02/10)
17h – Lançamento das publicações da turma 2017 e conversa de abertura com Roberto Guimarães, gestor de cultura OI FUTURO e Antenor Oliveira, gestor cultural Firjan SESI. Convidados: Cecilia Ripoll, autora de “Rose”; Francisco Ohana, autor de “Escuta!”; Fernanda Paraguassu, editora da Cobogó; Olga Almeida, autora de “O enigma do bom dia”. Mediação: Diogo Liberano, coordenador do Núcleo de Dramaturgia Firjan SESI (Teatro Oi Futuro).
20h – Encenação: “Parto”, de Isadora S. K. (autora turma 2018), direção Mariah Valeiras e atuação Laura Nielsen e Paula Furtado (Teatro Oi Futuro).

Quarta (03/10)
18h – Performance: ação performática itinerante do Mossa – Núcleo de Pesquisa em Performance a partir de quatro dramaturgias compostas por autores e autoras da turma 2018: “Corpo Caloso” de Gabriela Estevão, “Tarja Branca” de Sofia Teixeira, “A explicação” de Sheila Kaplan” e “Amanheceu e aquela árvore continua em brasas” de Thiago Cinqüine (Oi Futuro Flamengo).

Quinta (04/10)
17h – Conversa: “Dramaturgia para teatro musical” com Eduardo Rieche, Gustavo Gasparani e João Fonseca. Mediação de Diogo Liberano (Teatro Oi Futuro).
20h\22h30 – Leitura: “XG28” de Alexandre Braga e “O mundo vai acabar em merda” de Clarice Rios com a Multifoco Companhia de Teatro (direção de Ricardo Rocha com leitura de Bárbara Abi-Rihan, Camila Zampier, Erick Tuller, Fábio Lacerda, Vinicius Mousinho e Viviane Pereira; e produção executiva de Vitória Studart) (Teatro Oi Futuro).

Sexta (05/10)
17h\19h – Conversa: “Dramaturgia para teatro infantojuvenil” com Pedro Henrique Lopes e Renata Mizhari. Mediação de Diogo Liberano (Teatro Oi Futuro).
20h\22h30 – Leitura: “O eclipse do rosto” de Jonatan Magella e “é um crime dormir tranquilo nessa cidade” de Lane Lopes com o Coletivo Errante (André Locatelli, Davi Palmeira, Livs Ataíde e Luiza Rangel) (Teatro Oi Futuro).

Sábado (06/10)
10h\17h – Oficina: a dramaturga Daniele Avila Small ministra uma oficina a partir de investigações acerca do teatro documentário contemporâneo e suas diversas relações com a criação de uma dramaturgia (Instituto Cultural Cidade Viva).
18h\19h – Conversa: o coordenador do Núcleo de Dramaturgia, Diogo Liberano, junto a autores das turmas anteriores, realiza uma conversa para interessados em participar das futuras turmas do Núcleo (Oi Futuro Flamengo).
20h\22h – Encenação: “Pedro”, de Felipe Haiut (autor da turma 2018), direção de Andrêas Gatto, assistência de direção de Amanda Carrijo e atuação de Teo Pasquini.

Durante toda a Segunda Semana
Vídeo-leituras: no café do teatro do Oi Futuro Flamengo, gravações de 04 dramaturgias de autores da turma 2018 em leituras feitas por atrizes e atores convidados estarão em exibição.

Stand de vendas da Editora Cobogó: também no café do Teatro do Oi Futuro Flamengo, haverá um stand com as publicações da coleção “Dramaturgia” da Editora Cobogó para venda.

* Segundo informações do teatro e/ou da produção do evento

Leia Também

No data was found
Assine nossa newsletter e receba todo o nosso conteúdo em seu e-mail.