Busca
Menu
Busca
No data was found

Com ingressos a preços populares, teatro da Universidade Celso Lisboa recebe peças de autores renomados

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Tempo estimado de leitura: < 1 minutos
"Marat/Sade" aborda o tema da "loucura" com base em acontecimentos reais Foto: Divulgação
“Marat/Sade” aborda o tema da “loucura” com base em acontecimentos reais Fotos: Divulgação

O Teatro da Universidade Celso Lisboa, no Engenho Novo, abre seu palco para duas peças que irão ocupar o espaço durante o mês de outubro. Com ingressos a preços populares (R$ 20), o centro cultural, que conta com programação cultural regular, terá sessões, sempre às 20h, de “Marat/Sade”, às quintas, e “O Casamento do Pequeno Burguês”, às sextas. Em comum, ambas foram escritas por autores de renome internacional.

Com dramaturgia do alemão Peter Weiss (1916-1982), “Marat/Sade” fala sobre o tema “loucura” e sua institucionalização com base em fatos verídicos e históricos. Escrita na década de 60, a montagem conta a história da perseguição e assassinato de Jean-Paul Marat, médico, filósofo e personagem da Revolução Francesa (1789-1799). A apresentação cita também o Marquês de Sade (1740-1814), outra figura emblemática do confronto, o que explica o título da peça.

"O Casamento do Pequeno Burguês" foi escrito pelo renomado autor alemão Bertolt Brecht
“O Casamento do Pequeno Burguês” foi escrito pelo renomado autor alemão Bertolt Brecht

Weiss contrapõe  “loucura” e “sanidade” para discutir, sob vários ângulos, a Revolução Francesa. Entretanto, o espetáculo não se limita a este acontecimento do século XVIII, o que o faz parecer atual. Para isso, são abordados o individualismo (representado na figura de Sade), o coletivismo (Marat), as ideias de um bem comum, os extremismos e as vozes que clamam por igualdade, liberdade e fraternidade.

Já a comédia dramática “O Casamento do Pequeno Burguês”, do também alemão Bertolt Brecht (1898-1956), encena um casório conflituoso. Através desse matrimônio, a peça fala de uma sociedade burguesa e seus valores em declínio, com tradições e conveniências ditadas pelas normas sociais. Na trama, o pequeno burguês, vai se revelando à medida em que são servidos bacalhoada e vinho aos convidados.

Leia Também

No data was found
Assine nossa newsletter e receba todo o nosso conteúdo em seu e-mail.