Com o ex-ministro da saúde Mandetta entre convidados, Aptr promove encontros virtuais entre especialistas e artistas

Do Rio Encena

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Os convidados Mandetta (E), Margareth, Drauzio e Natalia (Marcello Casal Jr/EBC, Virgínia Fuchs/Fiocruz, Divulgação, Reprodução)

A Aptr (Associação dos Produtores de Teatro do Rio de Janeiro) promove nesse sábado (13) quatro encontros virtuais entre artistas e especialistas em ciência e saúde, entre eles, Luiz Henrique Mandetta, ex-ministro da saúde no governo Jair Bolsonaro. O evento, que será transmitido ao vivo nas redes sociais da associação entre 16h e 20h, acontece num momento em que o decreto do estado de pandemia no Brasil completa um ano, registrando números recordes – com 20.207 mortes registradas em 24h nesta quinta (12), o país bateu o recorde de óbitos pelo 13º dia consecutivo.

Além de Mandetta, que deixou o ministério em abril do ano passado, participarão também o Dr. Drauzio Varrella, um dos nomes mais respeitados na medicina no país e consultor da TV Globo; a Drª. Margareth Dalcolmo, pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz e uma das profissionais mais requisitadas para entrevistas durante a pandemia; e a DRª. Natália Pasternak, microbiologista da USP (Universidade de São Paulo). Também foram convidadas as atrizes Julia Lemmertz, Zezé Motta, Leandra Leal e Zezé Polessa. a mediação será feita por Eduardo Barata, presidente da Aptr – confira os horários dos encontros no fim da página.

A proposta de evento, que marca o lançamento da segunda edição da mostra online de teatro E–CENA, é abordar temas, como: saúde, cultura, teatro, artes e pandemia. E assim como na primeira edição, que aconteceu entre maio e junho de 2020, o público poderá fazer doações. Durante a transmissão, serão divulgados os dados para contribuições para o Retiro dos Artistas.

Após os encontros, a E-CENA seguirá de 19 de março a 18 de abril com uma programação que reunirá ações como expressões teatrais, lives, bate-papos, depoimentos e conteúdos na Internet.

Nesse sábado (13), completa um ano que o então governador Wilson Witzel (PSC) decretou o fechamento de diversos setores no estado do Rio de Janeiro, inclusive a cultura. Na capital fluminense, os teatros só foram autorizados a receber público novamente em setembro, após liberação do ex-prefeito Marcello Crivella (Republicanos). No entanto, esta retomada nunca chegou a engrenar, com apenas poucas salas reabrindo suas portas.

Na semana passada, com o significativo aumento no número de casos e mortes por Covid-19, o atual prefeito Eduardo Paes (DEM) decretou medidas de restrições da cidade. Primeiro, o funcionamento dos teatros foi permitido somente até as 20h. Já nesta sexta (12), com a extensão do decreto, o horário limite passou a ser de 17h.

SERVIÇO

Lançamento E-CENA / APTR Convida
Sábado (13/03)
Mediação: Eduardo Barata
16h: Dr. Luiz Henrique Mandetta e Júlia Lemmertz
17h: Dr. Drauzio Varella e Zezé Motta
18h: Dra. Margareth Dalcomo e Leandra Leal
19h: Drª. Natalia Pasternak e Zezé Polessa
Transmissão: Canal YouTube APTR Oficial / Instagram @aptroficial / Facebook APTR

PUBLICIDADE
Scroll Up