Coronavírus: mesmo com prorrogação da quarentena, teatros mantêm venda de ingressos para o mês de abril

Luiz Maurício Monteiro

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Teatros anunciam atrações em abril mesmo sem previsão de fim da quarentena Fotos: Reprodução/Internet

A quarentena de 15 dias decretada pelo governador Wilson Witzel no último dia 13 – e que foi ficando mais severa com o passar do tempo – termina neste sábado (28). Mas como já era de se imaginar, devido ao esperado avanço do novo coronavírus – que até sexta-feira (27) já registrava 493 casos confirmados no estado e 10 óbitos, segundo a Secretaria Estadual de Saúde – este prazo será prorrogado por mais 15 dias. O anúncio deverá ser feito na segunda (30). Sendo assim, a situação por aqui segue a mesma: orientação para que fiquem em casa aqueles que puderem e que lugares que proporcionem aglomerações e não sejam essenciais permaneçam fechados. No entanto, alguns teatros da capital fluminense mantêm ativa a venda de ingressos para eventos já em abril.

O RIO ENCENA fez um giro por sites oficiais de diversos teatros da cidade que possuem uma programação regular ao longo do ano. E seja por um motivo ou outro – ter deixado subentendido a suspensão/cancelamento destes eventos ou acreditar que será possível, sim, realizá-los – muitos seguem anunciando programação para o mês que se inicia na próxima quarta-feira. Entre as atrações disponíveis, estão espetáculos de teatro, de dança, de música e stand-up comedy,

Em alguns casos, como nas páginas do Teatro Poeira, do Teatro Prudential e da Funarj (fundação que faz a gestão de teatros do Estado), há informações quanto a apresentações no mês que vem, mas sem a venda online de ingressos em sites especializados. Ou até mesmo é possível visualizar avisos de suspensão até segunda ordem das atividades por conta da pandemia.

Em outros sites, porém, o usuário vê o anúncio das temporadas para abril e quando clica em “comprar ingresso” é redirecionado para estas plataformas de comercialização de bilhetes, onde é possível comprá-los.

Nossa reportagem chegou a fazer todo o procedimento para a aquisição de entradas, que funcionou normalmente, até a última etapa: a de confirmação do pagamento. Ou seja, um desavisado ou aquela pessoa que não está muito disposta a seguir a quarentena pode adquirir ingressos – e correr o risco de ter que pedir estorno ou esperar o anúncio de uma nova data – para eventos nas seguintes salas: Teatro Petra Gold, Teatro Casa Grande, Teatro Clara Nunes, Theatro Bangu Shopping, Teatro Cesgranrio, Imperator, Teatro Miguel Falabella, Teatro Riachuelo Rio e Teatro Fashion Mall.

O que dizem as plataformas de venda online

Para estes teatros, as plataformas de venda online associadas são duas das principais que operam no Rio: Sympla e Tudus. Entramos em contato com ambas a fim de saber de quem seria a responsabilidade pela manutenção da comercialização ativa.

A Sympla respondeu que orienta o público a consultar previamente os organizadores do evento de interesse antes de realizar a compra das entradas – no caso de estarem disponíveis, claro. A plataforma ressaltou ainda que tem a função apenas de “simplificar a gestão do evento e a relação entre comprador e organizador”, e que a responsabilidade por manter a venda online em andamento é da produção do evento, cabendo a ela, portanto, seguir ou não realizando-a.

Já a Tudus afirmou que comunica os clientes sobre alterações e que “as apresentações estão sendo reagendadas conforme a disponibilidade”. Em casos de adiamento, as pessoas poderão usar automaticamente o mesmo ingresso adquirido para a data inicial. Já em cancelamentos por conta da pandemia, o reembolso integral será feito.

Outras plataformas de maior alcance no mercado de venda online do Rio, Ingresso Rápido e Divertix não estão operando no momento.

Tentamos entrar em contato por telefone com as bilheterias dos teatros listados acima, mas até por conta da quarentena e o consequentemente fechamento das salas, não houve quem atendesse.

PUBLICIDADE
Scroll Up