Curte dança afro ameríndia contemporânea? Espetáculo ‘Mask’ faz curtíssima temporada no YouTube

Do Rio Encena

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

As apresentações online vão de 10 a 15 de abril no YouTube Foto: Renato Mangolin/Divulgação

O Coletivo Muanes Dançateatro chega ao YouTube nesse fim de semana para uma curtíssima temporada de “Mask”, seu mais novo espetáculo de dança Afro Ameríndia Contemporânea que leva ao palco um “encontro das máscaras humanas”. Com idealização, criação e direção artística de Denise Zenicola, o trabalho começa a ser apresentado gratuitamente no canal que leva o nome do próprio grupo no sábado (10), às 20h, seguindo até o próximo dia 15.

Gravado no Teatro Cacilda Becker, o espetáculo – que foi contemplado com a Lei Aldir Blanc- reúne três bailarinas negras e uma ameríndia, com idade entre 20 e 52 anos, para falar de temas como amor, sexualidade, vida, relações de poder e afetos. A ideia é tratar de visibilidade e invisibilidade das mulheres na sociedade.

— Desestabilizar verdades preconcebidas e romper com essencialismos são algumas das contribuições do princípio da máscara – e o princípio da dança em “Mask”, que dialoga ainda com as pautas do feminismo atual no que diz respeito à autonomia do corpo feminino. O universo da montagem é apresentado pela dança, interpretação, o canto e o tambor através de um desenvolvimento não linear do roteiro em ações interdependentes que dialogam e oscilam entre a máscara, o corpo e a estética afro e ameríndia — explica Denise Zenicola, que um pouco antes da estreia, na próxima quinta (08), fará uma live, no mesmo canal, para falar mais sobre o projeto.

— Na cena, há o desenvolvimento de usos e práticas de máscaras e pinturas corporais deslocados para danças atuais em danças afro ameríndias contemporâneas. A máscara confere uma qualidade à artista, feita de luz e sombra, de tons fortes, suaves, de silêncio, de movimentos e pausas, encruzilhadas e contrapontos. Expressa nossa cultura, um modo particular de ser e agir no mundo — complementa a diretora.

SERVIÇO

Onde assistir: YouTube – Canal Coletivo Muanes Dançateatro
Sessões: 10/04 a 15/04 às 20h
Período: 10/04 a 15/04 – no dia 08/04, haverá uma live às 20h com as coreógrafas Denise Zenicola e Debora Campos sobre processos, pesquisa e criação em dança
Elenco: Debora Campos, Gik Alves, Ivana D’Rosevita e Leticia Bento
Direção: Denise Zenicola
Coreografias: Denise Zenicola e Debora Campos
Classificação: Não informada
Entrada: Franca
Bilheteria:
Gênero: Dança
Duração: Não informada

PUBLICIDADE
Scroll Up