Devido à pandemia, projeto itinerante infantil chega ao Rio reunindo teatro, literatura e educação em formato virtual

Do Rio Encena

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O projeto vai ser dividido em duas partes, uma virtual e outra, presencial Fotos: Divulgação

O projeto InConto Marcado, que mistura teatro, literatura e educação, tem como principal marca a itinerência. Quando passou pelo Ceará, por exemplo, esteve em 25 municípios, atingindo cerca de 35 mil espectadores, entre alunos e professores da rede pública de ensino. No entanto, com a pandemia do novo coronavírus, o trabalho, idealizado pela atriz Daniele Yanes há 10 anos, chega ao Rio de Janeiro dividido em duas partes: uma presencial que ficou para 2021 e outra virtual, com início marcado ainda para setembro.

No dia 21, no canal do InConto Marcado no YouTube e no site oficial, acontece a live de lançamento do projeto, às 17h. Além disso, está previsto também o lançamento do primeiro episódio de um total de seis vídeos, que serão disponibilizados a cada semana, contando a história/narrativa do espetáculo “Plantou Palavra, Colheu Poesia” – uma adaptação do livro homônimo da escritora Socorro Acioli que faz homenagem aos poetas e à arte popular brasileira.

Já entre os dias 28/09 e 31/01, acontecerá o Curso Online de Teatro para professores – serão 80 vagas distribuídas por cidades como Teresópolis, Nova Friburgo, Petrópolis, Bom Jardim, Santa Maria Madalena e Niterói. A seleção dos candidatos será feita pela Secretaria de Educação do Estado e pela produção do projeto, ou através de cadastro no site – a definir. Após a etapa virtual da oficina, está previsa uma outra presencial para o ano que vem.

Também em 2021, Danielle Yanes – que viveu a Narizinho do Sítio do Picapau Amarelo (1981-82, Rede Globo) – pretende realizar a estreia fluminense de “Plantou Palavra, Colheu Poesia”, que chega ao Sudeste pela primeira vez após passar por Fortaleza e Salvador, por exemplo. Já no Rio, a peça vai passar pelas mesmas cidades onde acontecer o Curso de Teatro para professores – mas sem datas definidas ainda.

Daniele Yanes atualmente (E) e na época do “Sítio”, aos 9 anos, com o ator André Valli (1945-2008)

Sobre a proposta do projeto de levar literatura para o palco, Daniele comenta:

— Sei e acredito no imenso poder de transformação e crescimento humanos por meio dos livros. E sabemos que o Brasil tem um dos mais baixos índices de leitores do mundo. Então, senti que esse era meu interesse, seguir trabalhando com incentivo à leitura através do teatro — complementa.

SERVIÇO

Projeto InConto Marcado – Primeira etapa

Onde: Canal do YouTube do projeto e no site

Live de lançamento da plataforma InConto Marcado – 21/09 às 17h
Lançamento 06 vídeos com a narrativa do espetáculo “Plantou Palavra, Colheu Poesia”- 1º episódio no dia 21/09 (depois 1 vídeo por semana):
1º episódio – 21/09 às 17h
2º episódio – 28/09 às 17h
3º episódio – 05/10 às 17h
4º episódio – 12/10 às 17h
5º episódio – 19/10 às 17h
6º episódio – 26/10 às 17h

Curso Online de Teatro para professores – 28/09 a 31/01

Projeto InConto Marcado | Segunda etapa – apresentação do espetáculo Plantou Palavra, Colheu Poesia em 2021
Circulação Rio de Janeiro – Teresópolis, Nova Friburgo, Petrópolis, Bom Jardim, Santa Maria Madalena e Niterói (ainda sem datas definidas)
Duração: 55 minutos
Classificação: Livre (a partir de 5 anos)

PUBLICIDADE
Scroll Up