Busca
Menu
Busca
No data was found

Espetáculo questiona situação atual da ‘escola brasileira’ no Teatro Glaucio Gill

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Tempo estimado de leitura: 2 minutos
O espetáculo aborda questões atuais ligadas à educação Foto: Vicente de Mello/Divulgação
O espetáculo aborda questões atuais ligadas à educação Foto: Vicente de Mello/Divulgação

Em sua sétima temporada no Rio de Janeiro, a Cia. dos Atores estreia a peça “Conselho de Classe” nessa quinta-feira (16/06), às 20h, no Teatro Gláucio Gill em Copacabana. Parte do Circuito Cultural Rio, o espetáculo, que comemora sua 200ª apresentação, aborda assuntos referentes ao universo escolar, criando um debate sobre a atual situação do ensino no Brasil e trazendo à tona questões como o salário que os professores recebem, as condições estruturais da escola pública, confundindo decisões de poder e ideologia.

Com texto de Jô Bilac e direção em parceria entre Bel Garcia e Susana Ribeiro, a montagem reproduz uma escola pública no centro do Rio de Janeiro, onde acontece uma reunião de professores. A partir da chegada de um novo diretor, porém, eles desenvolvem dilemas éticos e pessoais, fazendo com que decisões se confundam nas relações de poder da instituição escolar.

No elenco, estão os atores Cesar Augusto, Paulo Verlings, Leonardo Netto, Marcelo Olinto e Thierry Trémouroux, intérpretes de quatro professores e um diretor suplente, que deixam no ar perguntas a serem respondidas: “Hoje, quem deseja trabalhar em uma escola ou hospital públicos?”. “Se o professor é mal remunerado e trabalha sob condições difíceis, que tipo de sociedade está sendo construída?”.

– São perguntas que sempre faço ao me apresentar com “Conselho de Classe”. Os últimos acontecimentos políticos fizeram com que a peça ganhasse novos significados, ampliando suas possibilidades. Comunica, questiona e entretém levantando questões que ainda não sabemos como resolver – afirma o ator Marcelo Olinto.

Debates

Além das apresentações, o grupo, que pela primeira vez se apresentará no bairro da Zona Sul, fará debates com alunos da rede pública sobre o tema “A escola que temos e a escola que queremos!”. Os encontros serão realizados às quintas-feiras (16,23 e 30/06), após as apresentações, das 21h30 às 22h30. Participarão o autor Jô Bilac, Tarcísio Mota, Viviane Mosé, além de professores e alunos dos movimentos das escolas ocupadas (Ocupachicoanysio, Ocupaamaro, Ocupamendes e Ocupamartinspena), entre outros.

Leia Também

No data was found
Assine nossa newsletter e receba todo o nosso conteúdo em seu e-mail.