Busca
Menu
Busca
No data was found

Federação de Teatro Associativo do Estado promove mostra online e gratuita de peças voltadas para o público infantojuvenil; saiba como assistir

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Tempo estimado de leitura: 4 minutos
"De la Mancha" Foto: Tom Peres
"Quando eu Sonho, Vira Sonho" Foto: Caramello Produções/Divulgação
"Nosso Grande Espetáculo" Foto: Duharte Fotografia/Divulgação
"O Edredom" Foto: Divulgação
"O Fabuloso" Foto: Leo Zulluh/Divulgação
"Pé de Cachimbo" Foto: Leandro Souza/Divulgação

A Federação de Teatro Associativo do Estado do Rio de Janeiro (Fetaerj) promove neste mês de novembro a terceira edição da Mostra de Artes para Infância e Juventude. No entanto, como a maioria das atividades em 2020, o evento será todo realizado de forma remota, ou seja, com via Internet, por conta da pandemia do novo coronavírus. O festival virtual acontece entre os dias 07 e 29, com transmissões pela página da Arena Carioca Abelardo Barbosa no Facebook e pelo site da própria federação. Toda a programação será gratuita.

Com objetivo é ofertar espetáculos e oficinas de qualidade com temáticas que despertem o saber cultural, a mostra deste ano reúne oito espetáculos – do Rio e de fora do estado – voltados para o público infantojuvenil. Confira a programação completa abaixo:

SERVIÇO

Onde assistir: Facebook da Arena Carioca Chacrinha e Site da Fetaerj (www.fetaerj.com)
Sessões: Sábados e Domingos às 17h
Temporada: 07/11 a 29/11
Entrada: Franca
Classificação: Livre

07/11 – De La Mancha: O Cavaleiro Trapalhão
(Rococó Produções Artísticas e Culturais – Porto Alegre – RS)
Texto: Miguel Cervantes
Adaptação e direção: Guilherme Ferrêra
Elenco: Guilherme Ferrêra e Henrique Gonçalves
Sinopse: Essa é a história de Dom Alonso Quijano um homem que cresceu em La Mancha uma região bem no centro da Espanha. Ele amava os livros de cavalaria e queria ser cavaleiro andante e por isso, pôs em si mesmo o nome de Dom Quixote de La Mancha, um cavaleiro muito trapalhão que em nome de sua amada Dulcinéia de Toboso, anda pelas estradas montado em seu cavalo Rocinante e acompanhado por seu fiel escudeiro Sancho Pança, em busca de aventuras, lutando contra gigantes, dragões, bruxas, exércitos e feiticeiros.

08/11 – Quando eu sonho, viro sonho
(Caramelo Produções – Rio de Janeiro / RJ)
Texto e direção – Daniel de Mello
Elenco – Carol Leipelt
Músico – Renan Francioni
Sinopse: Já imaginou viver tudo o que acontece na nossa cabeça e nos nossos sonhos? Pois é assim que Elisa vive, vivendo seus sonhos e com a cabeça nas nuvens! Quer coisa melhor que isso? O irmão também vive no mundo da fantasia, a mãe até tenta puxar os dois pra pôr os pés no chão, mas não tem jeito… Já a avó mostra que não há medo neste mundo que nos impeça de sonhar, criar coragem e viver aquilo que queremos viver…

14/11 – Nosso Grande espetáculo
(Adorável Companhia – Guapimirim – RJ)
Autor: Adorável Companhia
Direção: Marcos Camelo
Elenco: Cecília Viegas e Marcos Camelo
Sinopse: Totó e Solamenta orgulham-se por estrelar o nosso grande espetáculo: um show de variedades que reúne comicidade, música ao vivo, instrumentos excêntricos, acrobacia, equilíbrios, ballet e onde até uma paródia de personagem infantil é trazida a cena, numa clara referência aos espetáculos de circo tradicional que atualmente disputam com as mídias digitais a atenção de crianças e de seus pais.

15/11 – EM CADA CASA TEM UM CANTO, EM CADA CANTO TEM UM CONTO!
(Teatro de Garagem – Petrópolis/RJ)
Autor: Paulo Marcos de Carvalho
Direção: Paulo Marcos de Carvalho
Elenco: Paulo Marcos de Carvalho e Sarah de Lemos
Músicas: Raphael Teixeira
Sinopse: Espetáculo de contação de histórias com atores e bonecos utilizando espaços da propria casa dos atores, potencializando os espaços da casa como lugares onde histórias podem ser contadas. O autor se utiliza de dois contos populares: A Festa no Céu e o Casamento da Dona Baratinha para montar o espetáculo que é conduzido por dois contadores que interagem o tempo inteiro com mais de dez bonecos que dão vida às histórias.

21/11 – O Edredom – Espetáculo para crianças, adultos, peixes e peixas
(Coletivo Macacos Alados – Rio de Janeiro / RJ)
Autor: Tauã Delmiro
Direção: Manu Hashimoto
Elenco: Tauã Delmiro
Sinopse: História de uma criança apaixonada pelo fundo do mar que, cansada de não saber se é menina ou moleque, decide que quer virar peixe. Após perceber que seu desejo não se tornará realidade, se abriga debaixo de um edredom.

22/11 – Sintonia Dominó Chegou! O show
(Sintonia Dominó – Rio de Janeiro / RJ)
Direção, Vocais, Instrumentos e Interpretação: Bruno Zukoff, Lilian de Mattos, Raphaela Tafuri, Walney Gomes
Composições – Raphaela Tafuri, também em parceria com Bruno Zukoff, Julia Ludolf, Walney Gomes
Poesias – Lilian de Mattos, Raquel Soutto, Walney Gomes
Sinopse: O Sintonia Dominó é composto por atores e professores de Teatro formados em Licenciatura em Teatro pela UNIRIO. Com um show musical voltado para o público infanto juvenil, o grupo embarca no mundo do lúdico e da imaginação através de músicas da cultura popular brasileira, ciranda e também suas inéditas autorais.

28/11 – O Fabuloso
(J.A. Realizações – Niterói/RJ)
Autor: Eleusa Mancini , Juliano Antunes
Direção: Eleusa Mancini
Elenco: Juliano Antunes, Eleusa Mancini
Sinopse: A partir do prólogo – pequena explicação sobre as fábulas e suas características mais relevantes, como autores e estrutura -, as seis fábulas começam a ser encenadas por um único ator, além de uma narradora, em Off. A primeira fábula – O rato da cidade e o rato do campo – trata das diferenças ambientais e socioculturais entre o mundo rural, simples e pacífico, e o mundo urbano, agitado e perigoso. O corvo e o jarro, segunda fábula, conta a história de um corvo que precisa encontrar água para sobreviver.

29/11 – Pé de Cachimbo
(Cia Vivá – Rio de Janeiro/RJ)
Direção e Concepção: Carlos Fontinelle
Bailarinos/Intérpretes: Adriana Assumpção, Carlos Fontinelle, Diego Endrigo, Gabriela Mattos, Gabriela Pierri, Joyce Costa e Luana Barros.
Sinopse: Pé de Cachimbo é um espetáculo de dança contemporânea que INTERAGE com o público e traz de forma poética um olhar sobre a essência do FOLCLORE Brasileiro. Sendo um convite a mergulhar em algumas das memórias da CULTURA POPULAR. Toda a pesquisa de movimentação vem sugerida pela memória cadenciada dos principais ritmos das Danças Folclóricas (samba de roda, forró, baião, Maracatu, catira, Quadrilhas).

Leia Também

No data was found
Assine nossa newsletter e receba todo o nosso conteúdo em seu e-mail.