Busca
Menu
Busca
PUBLICIDADE

Fernanda Montenegro, 92 anos, é confirmada como imortal da Academia Brasileira de Letras

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
-  Atualizado em 04-11-2021 às 23:03
Tempo estimado de leitura: < 1 minuto
A veterana atriz era candidata única ao posto Foto: Paulo Belote/TV Globo

RIO – Aos 92 anos, a atriz Fernanda Montenegro foi confirmada nesta quinta-feira (04) como a nova imortal da Academia Brasileira de Letras. A veterana atriz, que vai ocupar a cadeira de número 17, foi eleita com 32 votos (duas abstenções e um nulo), em cerimônia no Petit Trianon, sede da ABL no Rio de Janeiro, onde houve apenas uma formalização da nomeação, já que ela era candidata única ao posto.

Com 76 anos de carreira – o início do palco foi nos anos 1950 – e dezenas de peças teatrais, Fernanda Montenegro é considerada atualmente a Grande Dama do Teatro Brasileiro. Agora, ela – que publicou o livro de memórias “Prólogo, ato, epílogo” (Cia. das Letras/2019) e a fotobiografia “Fernanda Montenegro: Itinerário fotobiográfico” (Sesc-SP/2018) – acrescenta ao vasto currículo o título de imortal da ABL, ao assumir o assento cujo patrono é o jornalista, maçom e diplomata Hipólito da Costa (1774-1823) e que teve como último ocupante o diplomata e escritor Affonso Arinos de Mello Franco, falecido no ano passado.

— Lembro que cruzei com Affonso Arinos algumas vezes, uma figura referencial! Ele me dizia: “Fernanda, escreva um livro e entre na Academia”. Eu respondia: “Mas eu? Sou só uma atriz!” Agora veja esse milagre: a Academia me aceita e ele me antecede. Vai explicar um fenômeno desses — disse Fernanda, ao site do jornal O Globo.

Quem também pode ingressar à ABL é Gilberto Gil. O cantor, compositor e ex-Ministro da Cultura concorre como favorito à cadeira 12 no próximo dia 11 com o poeta Salgado Maranhão.


EM CARTAZ: Confira a programação teatral do Rio

PUBLICIDADE

Leia Também

PUBLICIDADE
Assine nossa newsletter e receba todo o nosso conteúdo em seu e-mail.