Festival Cenáculo promove nona edição com espetáculos de teatro e circo em sessões virtuais; veja a programação

Do Rio Encena

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

Os espetáculos selecionados misturam as linguagens de teatro e circo Fotos: Divulgação

Quem curte a dobradinha entre teatro e circo no mesmo palco tem programação garantida para a semana que vem. E o melhor: de graça! Entre segunda-feira (19) e domingo (25), o Festival Cenáculo vai promover sua nona edição com apresentações previamente gravadas e exibidas no Instagram e no YouTube da Cia Cerne de oito espetáculos que unem estas duas linguagens – confira a programação completa aqui. Realizado desde 2012 em São João de Meriti, o evento precisou migrar para a Internet neste ano, por conta da pandemia, para não deixar de cumprir seu maior objetivo: valorizar o teatro popular e de rua.

Contemplado pelo edital do Governo do Estado Fomenta Festival, através da Lei Aldir Blanc, o Festival Cenáculo se compromete ainda com a educação e o desenvolvimento da cultura e do olhar crítico sobre a produção artística da Baixada Fluminense. Neste ano é realizado em parceria entre a Cia Cerne e o Espaço de Cultura e Direitos Humanos João Cândido.

Entre os espetáculos selecionados para participar desta edição, destaque para espetáculos “Will Will Conta Benjamim de Oliveira”, sobre o primeiro palhaço negro do Brasil e que dá nome ao Circo Escola Benjamim de Oliveira, projeto da ONG Centro de Desenvolvimento Criativo Se Essa Rua Fosse Minha, em São João; e “Turmalina 18-50”, sobre o líder da Revolta da Chibata, João Cândido, morador da cidade por quase quatro décadas.

Para definir os trabalhos vencedores em cada categoria do festival (melhor atuação, melhor direção, melhor espetáculo etc.) será formado um júri estudantil com os membros da Trupe Malungos, grupo fixo formado por jovens alunos da escola de circo. Eles receberão uma oficina de análise de espetáculos teatrais para, posteriormente, decidirem os ganhadores.

PUBLICIDADE
Scroll Up