Festival Niterói em Cena: segunda etapa reúne peças internacionais, oficinas e debates em versão virtual

Do Rio Encena

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

A 13ª edição conta com 12 espetáculos de diferentes países (Divulgação)

Após uma primeira etapa realizada em dezembro do ano passado, o Festival Niterói em Cena chega agora à segundo parte reunindo diversas atrações, tudo em formato remoto, por conta da pandemia de Covid-19. A partir desta quinta-feira (18), a 13ª edição do evento vai promover gratuitamente apresentações de espetáculos nacionais e internacionais, mesas de debates e oficinas – confira a programação completa aqui.

A primeira atividade, logo mais às 20h, é uma mesa de conversa com o renomado diretor Gerald Thomas, que falará sobre sua trajetória, novos projetos e o teatro atual. Outros debates previstos irão abordar questões como combate ao racismo, maior acessibilidade ao teatro e a internacionalização do teatro.

Por falar em internacionalização, a edição deste ano do festival, que vai até o próximo dia 24, terá apresentações de 16 peças de seis países diferentes: Itália, Alemanha, Nigéria, Moçambique, Espanha e, claro, Brasil. A seleção foi feita pelos curadores Cleiton Echeveste, Djalma Thürler e Tairone Vale.

As montagens desta edição – viabilizada com recursos da Lei Aldir Blanc- foram divididas em duas mostras. A Teatro em Casa conta com 12 montagens – algumas ao vivo e outras, gravadas – que serão exibidas pela plataforma Zoom ou pelo canal do festival no YouTube. Já a Mostra Niterói reúne exclusivamente, também no YouTube, espetáculos de grupos do próprio município de Niterói.

— Estamos muito honrados em reunir este time de artistas de várias partes do mundo em um momento tão difícil. Nosso festival dá a oportunidade de o público assistir a grandes espetáculos e debater temas como teatro contemporâneo, a arte na pandemia, reinvenção, resistência e ampliação das nossas capacidades artísticas — comemora Fábio Fortes, diretor do festival.

Embora todas as atrações do 13º Festival Niterói em Cena sejam gratuitas, o público pode realizar contribuições voluntárias no site do evento.

PUBLICIDADE
Scroll Up