Busca
Menu
Busca
No data was found

Governo estadual sanciona lei que prorroga cessão do Teatro Casa Grande por mais 20 anos

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Tempo estimado de leitura: < 1 minutos
O Casa Grande vinha se mantendo com um patrocínio da Oi Foto: Luiz Maurício Monteiro

Num período em que se lamenta todos os teatros do estado do Rio de Janeiro estarem temporariamente fechados devido à pandemia do novo coronavírus, eis uma boa notícia. O governador Wilson Witzel sancionou na segunda-feira (23) a lei 8.774/20, que permite a cessão de uso do imóvel da Rua Afrânio de Mello Franco, 290-A, no Leblon, onde funciona o Teatro Casa Grande, por mais 20 anos. A decisão foi publicada no Diário Oficial desta terça (24).

Atualmente sob direção artística de Leo Haus, o Teatro Casa Grande – o maior da Zona Sul com 926 lugares – foi fundado em agosto 1966. Desde então, recebeu importantes espetáculos teatrais, como “O Mistério de Irma Vap” – clássico longevo com Marco Nanini e Ney Latorraca – e também shows de música como forma de protestos contra a ditadura militar. Passaram por lá artistas como Elis Regina (1945-1982), Chico Buarque e Maria Bethânia.

Tombado pelo município e pelo estado, o espaço ficou fechado por 11 anos – entre 1997 e 2008 – depois de ser destruído por um grande incêndio. Quando foi reinaugurado, ganhou o patrocínio da empresa de telefonia Oi, passando a se chamar Oi Casa Grande. A parceria foi encerrada em 2019.

Já no início deste ano, houve um imbróglio envolvendo a cessão do imóvel. Preocupada, a administração do teatro chegou a convocar um “grande abraço” como forma de manifestação em defesa da manutenção do tradicional espaço cultural.

O projeto para prorrogação da cessão do imóvel era de autoria os deputados Martha Rocha (PDT), Enfermeira Rejane (PCdoB), Waldeck Carneiro (PT), Sérgio Fernandes (PDT), Eliomar Coelho, Mônica Francisco e Flávio Serafini, todos do PSol.

Leia Também

No data was found
Assine nossa newsletter e receba todo o nosso conteúdo em seu e-mail.