Grupo carioca celebra 10 anos de estrada com teatro, livro, música e poesia em programação virtual no Facebook

Do Rio Encena

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

A programação virtual do Peneira começa às 14h Foto: Reprodução

O grupo Peneira havia pensado uma série de eventos entre os bairros Lapa e Glória para comemorar seus 10 anos de atividades, mas aí veio a Covid-19, e os planos precisaram ser mudados. E como tendência natural da cultura em tempos de pandemia, o coletivo migrou para a Internet, mais precisamente para o Facebook, onde realiza nesse sábado (25), a partir das 14h, uma programação virtual e gratuita que reúne diferentes atrações como teatro, performance, música, poesia, literatura, bate-papo e até lançamento de livro – clique aqui para acessar a página da trupe.

Batizado pelo grupo como Peneira + 10, o ciclo online começa com a DJ de funk Iasmin Turbininha. Depois, seguem outras diversas atividades como performances da trans Lorna Washington; série de poemas sobre temas como transfobia, racismo e intolerância religiosa da poetisa e cantora paraibana Bixart; pocket show de música com a cantora, compositora e instrumentista pernambucana Isaar; sessão de literatura indígena com a doutoranda, escritora e pesquisadora rondoniense Julie Dorrico; bate-papo sobre o papel das políticas públicas de cultura no pós-pandemia com Miguel Jost, doutor em estudos de literatura e cultura, professor e pesquisador.

O Peneira – que tem no repertório peças como “Sorte ou Revés” (2019), “Yaperi_aquilo que flutua” (2017), “O Provinciano Incurável” (2016) e “Sarau do Escritório” (2013) – fará ainda uma homenagem a Dona Marlene, conhecida moradora da Lapa e responsável por manter viva a tradição dos festejos juninos na região com apresentações de quadrilhas.

Por fim, haverá o lançamento dos livros (também em ebook) “Cartonera do Escritório” volumes I e II, uma antologia com poetas contemporâneos brasileiros; e “Fabulações do Território_Rua Joaquim Silva”, que aborda o método artístico-comunitário desenvolvido pelo grupo, e aplicado com trabalhadores da cultura e moradores da Rua Joaquim Silva, na Lapa.

SERVIÇO

Onde: Página do grupo Peneira no Facebook
Telefone: (21) 98122-5488
Quando: Sábado (25) a partir de 14h
Classificação: Livre
Entrada: Franca

Programação
Iasmin Turbininha (DJ)
Julie Dorrico (literatura indígena)
Lorna Washington (performance)
Hugo Cruz (bate-papo)
Bixart (poesia)
Miguel Jost (bate-papo)
Isaar (música)
Cartonera do Escritório volume I e II (lançamento)
Livro Fabulações do Território_Rua Joaquim Silva (lançamento)

PUBLICIDADE
Scroll Up