Busca
Menu
Busca
No data was found

Grupo Os Tapetes Contadores de Histórias sugere novo olhar sobre festas de aniversário em infantil em Ipenama

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Tempo estimado de leitura: < 1 minutos
Edison, Warley e Cadu usam objetos cênicos inusitados feitos por eles próprios Foto: Renato Mangolin/Divulgação

O grupo carioca Os Tapetes Contadores de Histórias apresenta a partir desse sábado (05), às 16h, no Teatro Candido Mendes, em Ipanema, o infantil “Presente de Aniversário”. Com atuação e texto de Cadu Cinelli, Edison Mego e Warley Goulart, a peça retrata a celebração da data de nascimento de uma pessoa mais como uma experiência afetiva coletiva, do que como um consumo descartável, como muitas vezes a publicidade e o capitalismo sugerem. A direção é de Cleiton Echeveste, da Pandorga Companhia de Teatro, convidado especialmente para esta montagem.

No palco, o trio conta quatro histórias independentes: os mitos gregos de “Deméter” e “Rei Midas”;  o conto popular americano “João Esperto leva o presente certo”; e o conto tradicional russo “Vassalissa”. Todas elas, claro, seguem a proposta da peça e também se baseiam em três pilares poéticos: o tempo, contado através das primaveras e símbolo de transformação e amadurecimento; o bolo, representação de comunhão, com o ato de preparar o alimento e reparti-lo com os outros; e o presente, gesto de ofertar algo de si para o próximo, como um pensamento, um objeto ou uma performance.

– Queremos, com este projeto, viver mais comemorações e menos atribulações por conta do dever de consumir – destaca Cadu.

Para valorizar a encenação, os artistas utilizam objetos cênicos que eles próprios confeccionaram. São eles um poncho, um pergaminho, um conjunto de caixas bordadas e um grande bolo de festa.

Leia Também

No data was found
Assine nossa newsletter e receba todo o nosso conteúdo em seu e-mail.