Busca
Menu
Busca
No data was found

Infantil ‘Por quê???’ estreia no Teatro Ipanema questionando restrições de comportamentos de crianças

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Tempo estimado de leitura: < 1 minutos
O elenco posa ao lado dos kurokos, ajudantes análogos aos contrarregras Foto: Julio Ricardo/Divulgação

O infantil “Por quê???” estreia nesse sábado (11), às 16h, no Teatro Ipanema, discutindo os limites comportamentais impostos, ao longo do tempo, pela sociedade às crianças. Questões como “super-herói é coisa de menino” ou “meninas devem brincar com bonecas”, por exemplo, são abordadas pela peça escrita por Diana Herzog – responsável também pela direção – que se inspirou no livro “Para Educar Crianças Feministas – um manifesto”, da autora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie.

A trama é protagonizada por duas meninas, Chizalum e Nora, e um menino, Tomás, que estão cheios de questionamentos sobre os comportamentos pré-determinados pela cultura.  Juntos, eles acham uma carta voadora e, em seguida, acabam iniciando uma jornada em busca de uma existência livre e igualitária, na qual descobrirão a importância de suas respectivas forças e fraquezas.

— O capitalismo e a necessidade de vender tornaram as ‘caixas’ do que é ‘de menino’ e do que é ‘de menina’ mais delimitadas que nunca, porém, a maioria das crianças não se enquadra nessas caixas, no que é imposto de cima para baixo. O objetivo dessa peça é levar representatividade a essas crianças e mostrar que tudo que elas têm de diferente é, justamente, o que elas têm de riqueza. A natureza individual de uma criança não pode ser reprimida por preconceitos reproduzidos social e culturalmente — explica Diana Herzog, que começou a trabalhar com temas sociais no teatro com o “Projeto Nora”, que apresentava a personagem-título como um símbolo feminista atemporal.

Além do elenco formado por Aline Borges, Noêmia Oliveira, Joana Lerner e Breno Motta, “Por quê???” conta ainda com dois kurokos, ajudantes análogos aos contrarregras que, vestidos de preto (uma inspiração no tradicional teatro japonês), compõem as cenas.

Leia Também

No data was found
Assine nossa newsletter e receba todo o nosso conteúdo em seu e-mail.