Leitura, podcasts e casa: minhas sugestões para o seu Carnaval 2021

Luciana Kezen

Luciana Kezen

35 anos, bacharel em Artes Cênicas pela UNIRIO, licenciada em Letras pela Estácio de Sá, atriz, escritora, tradutora e ávida leitora nas horas vagas.

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Esta semana estou fazendo um ano como colunista aqui do RIO ENCENA. Quando aceitei esta empreitada, não tinha noção de como o mundo e minha vida iam mudar. E tenho que dizer que está sendo um enorme aprendizado escrever semanalmente aqui.

Alguns de vocês que estão lendo minhas palavras aqui se tornaram companheiros de minhas jornadas desde minha primeira semana. Outros, fui conhecendo ao longo das tantas semanas que se passaram. E ainda espero conhecer muitos outros tantos. Aprecio seus comentários, adoro quando vocês divulgam meus artigos, gosto quando vocês entram em contato comigo.

Cheguei a assistir algumas peças presencialmente no começo de 2020, poucas. Contudo, a maioria dos espetáculos que assisti foram em casa. Na minha casa foi onde passei a maior parte de 2020, e ,pelo visto, é onde vou passar também grande parte de 2021.

Com a pandemia, ficar em casa tem se tornado um ato repetitivo, porém, necessário. Depois de ver os hospitais lotados por conta de Natal e Revéillon, eu espero que algumas pessoas tenham aprendido que ficar em casa é
um ato de amor ao próximo também.

No ultimo ano, tenho me mantido inteirada com os acontecimentos mundiais, das minhas amizades e de peças teatrais, online. E online também vai ser meu Carnaval este ano. Sei que é difícil para muitos, só que é o que tem que ser feito.

O confete este ano vai ficar pelo chão de casa (deposiphotos.com)

Comemorar uma festa que costuma ser sinônimo de aglomeração em casa, vai ser um desafio. E eu gosto de um desafio! Quando criança, costumava me fechar dentro do armário de brinquedos que meu irmão e eu tínhamos no quarto. Era um armário com bastante espaço (ou pelo menos parceria bastante espaço para uma criança de 6 anos) e eu conseguia entrar dentro dele e fechar as portas. Ninguém me achava. Não que alguém estivesse exatamente me procurando. Eu me sentia confortável ali dentro.

Ano passado, me vi passando um bom tempo dentro do armário de novo. Por favor, não me entendam de forma errada, a questão é que dentro do armário da minha casa é onde tenho a melhor acústica para gravar qualquer áudio. E é isso que tenho feito para me ajudar a suportar esse ano.

Desenvolvi um podcast onde converso com inúmeros artistas sobre suas carreias e, inevitavelmente, também temos conversado sobre como suportar a pandemia. Conversar com artistas sobre como fazer peças de teatro online, como
dar aula de teatro online, sobre como consumir teatro online, está sendo mais do que incrível. E tem me ajudado bastante a perceber que sempre haverá teatro.

“Arte Total Brasileira” e “Plateia Vazia” são minhas dicas para este Carnaval caseiro (Luciana Kezen e Reprodução/Internet)

Da mesma forma que passei todos os feriados dentro de casa no último ano, passarei o meu Carnaval também em 2021. Pode não ser a melhor recomendação do mundo, mas, mesmo assim, é a minha recomendação para você curtir seu Carnaval em casa: além de escutar o podcast “Plateia Vazia”, disponível no Spotify, Google Podcasts, Breaker,
CastBox, Apple Podcasts, Amazon Alexa e demais plataformas online; você também pode se deliciar com o livro “Arte total brasileira _ A teatralidade do ‘Maior Show da Terra’” de Izak DaHora.

Consegui aprender bastante com Izak lendo este delicioso livro. Foi prazeroso ver as ilustrações e fotos, saber das histórias, e claro, me satisfazer um pouco com a beleza dessa festa tão grande. Como eu sempre digo, assim como o
espirito natalino, a alegria carnavalesca está dentro da gente.

Depois me diga o que você achou das minhas sugestões. Estou ansiando por mais conversas com gente que curte arte tanto quanto eu.

Um aceno de mão efusivo e até a próxima semana.
Dúvidas, críticas ou sugestões, envie para luciana.kezen@rioencena.com.

PUBLICIDADE
Scroll Up