Lucio Mauro Filho e Laila Garin entre atrações do último fim de semana de mostra da Aptr; nova temporada é confirmada

Do Rio Encena

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Lucio Mauro e Laila são atrações do último fim de semana da E-cena Fotos: João Cotta/TV Globo e Divulgação

A Mostra E-Cena está chegando fim. Criado no início de maio pela Aptr (Associação dos Produtores de Teatro do Rio) com o intuito de reforçar a arrecadação de recursos para auxílio a profissionais de teatro sem renda durante a pandemia de Covid-19, o evento online já tem até uma segunda temporada confirmada para 05 de junho, mas antes, porém, reserva nomes como Lucio Mauro Filho, Laila Garin e Gutavo Gasparani, entre outros, para o último fim de semana deste mês – confira a programação completa no fim da página.

De forma voluntária, os artistas participam de atividades virtuais como cenas, música, transmissões ao vivo, bate-papos, depoimentos e expressões teatrais. Todos sempre de suas respectivas casas, respeitando as orientações de isolamento social.

Veiculadas nas redes sociais da Aptr (Facebook, Instagram e Youtube), as atrações disponibilizam um QR Code ou um link para que os espectadores possam fazer doações. Como até o início de maio as colaborações estavam vindo majoritariamente de pessoas ligadas ao teatro, surgiu a ideia de levar entretenimento ao público em geral como alternativa para conseguir arrecadações para a “Aptr ao lado dos trabalhadores de teatro”, campanha que engloba a mostra e tem auxiliado centenas de profissionais do setor sem renda atualmente.

— A campanha da Aptr promoveu uma enorme união de todo o segmento, em prol dos mais vulneráveis, e conseguimos contemplar, até o momento, mais de 850 trabalhadores de teatro – comemora Bianca de Felippes, produtora e integrante do colegiado da associação.

Com os 850 beneficiados, a campanha se aproxima da meta de 1 mil. Cada um tem recebido um vale refeição no valor de R$ 500.

PROGRAMAÇÃO

TERCEIRO SINAL
Textos e provocações de profissionais da cadeia produtiva do teatro – atores, criadores, técnicos, produtores – sobre as sensações (frio na barriga, coração palpitando, fome…) após o terceiro sinal. “Adrenalina? Medo? Êxtase? São muitas as sensações daqueles que não vivem sem o teatro”, comenta a atriz Marta Paret, uma das curadoras da ação.
Vídeos curtos com impressões pessoais para Instagram, Facebook e Youtube, postados um a cada dia, de sexta a domingo.

Nesta semana:

– Nossa vida
Tem gente que nem suspeita, mas, quando o terceiro sinal toca e as cortinas se abrem, existem muito mais pessoas em cena do que o público pode imaginar. Nesse terceiro sinal, elas estão conosco, de peito aberto e prontas pra regressar aos palcos. Dentre os mais de 40 nomes que participam desse vídeo estão produtores, criadores, técnicos de palco dos quais destacamos os veteranos e premiados José Dias e Aurelio de Simoni.

Texto de Eduardo Bakr
Música de Tony Lucchesi
Edição de Alexandre Furtado
Criação – Gaby de Saboya, Marta Paret e Eduardo Bakr
Realização – APTR

A APTR produziu ainda dois outros vídeos sobre o Terceiro Sinal, editados por Eduardo Chamon, com o seguinte elenco: Adrén Alves, Analu Pimenta, Bárbara Sut, Eduarda Fadini, Laila Garin, Sabrina Korgut, Sueli Guerra, Victor Maia, Luiz Fernando Guimarães, entre outros.

CENAS DE CASA
Neste final de semana, será lançado o Quarto Ato do “Cenas de Casa”.
Do outro lado do portal, um novo mundo descortina-se diante de nossos olhos: são artistas potentes que, dentro de suas casas, libertam-se do confinamento e multiplicam-se em textos clássicos, contemporâneos, dramáticos e irreverentes. Eles dão novos sentidos ao seu espaço íntimo e poético; transformam cozinhas, quartos, banheiros e corredores em arte do cotidiano.

O mundo fica bem maior quando abrimos o portal. Por isso a APTR convidou amigos e parceiros da arte a escolherem poemas, músicas e textos; ampliarem olhares e escutas; mergulharem no espaço do teatro virtual.
Cenas de Casa é uma criação de Monique Gardenberg, Karen Acioly e Marta Paret que une teatro e audiovisual. São sequências de cenas teatrais interpretadas por atores enquanto realizam atividades cotidianas em casa. “Uma obra que reúne muitas outras e constrói um panorama sutil das artes vivas, em tempos de pandemia. De Goethe a Caio Fernando Abreu, passando por diversas linguagens cênicas”, conta Karen.

O espectador passeia por diferentes cômodos de uma casa e encontra um espetáculo teatral online que une diferentes textos, direções, concepções e interpretações. O repertório variado inclui textos de grandes autores de todos os tempos. Nesta semana, teremos a participação de Lina do Carmo, um dos grandes nomes na mímica internacional, que criou – direto da Alemanha – uma cena exclusivamente para a Mostra.

Ficha técnica Quarto Ato:
Criação: Monique Gardenberg, Marta Paret e Karen Acioly
Edição: Ana Paula Carvalho

Nesta semana:
Karen Acioly
Texto: Memórias Inventadas e Livro sobre o nada
Autor: Manoel de Barros
Direção: Aloisio de Abreu
Câmera: Dora Acioly Lutz – Participação especial: Juju Azevedo

Luiz Carlos Vasconcelos
Texto: Declaração do Riso da Terra
Autor: Documento gerado no Festival Mundial de Circo, realizado no em João Pessoa em 2001.
Direção: Bruno Torres
Câmera: Francisco Vasconcelos

Betty Gofman
Texto: O Mar
Autora: Sophia de Mello Breynner
Câmera: Hugo Barreto

Gaby de Saboya e Jon Snow
Texto: Mulheres que Correm com os Lobos
Autora: Clarissa Pinkola Estés

Lucio Mauro Filho
Obra: Bola Branca
Autor: Jô Bilac
Direção: Monique e Lucinho

Elen Cunha e Júlio Andrade
Obra: Esperando Godot
Autor: Samuel Beckett
Direção: Monique Gardenberg

Claudio Mendes
Texto: Maria
Autor: Antônio Maria
Direção Marta Paret

Tadeu Aguiar
Texto: Da profissão do Poeta Autor: Geir Campos
Direção: Eduardo Bakr

Rita Elmôr
Texto: Clarice Lispector e eu. O Mundo não é chato.
Autora: Rita Elmôr

Guilherme Leme
Texto: O Estrangeiro
Autor: Albert Camus
Direção: Guilherme Leme e Monique Gardenberg

NA COXI@
Live no Instagram, de até 1 hora, de artistas convidados, transmitida, de sexta a domingo, às 18h, pelo @aptroficial. Serão abordados temas transversais sobre cultura e o cotidiano na pandemia. “Na coxi@ tem um tom despojado, de conversa de camarim. Os artistas recebem o público em sua casa, ao vivo, para falar da vida e de arte”, comenta Andréa Alves.

Estão confirmadas para este final de semana:
Dia 29 (sexta)
Com Gustavo Gasparani
Participação especial: Emílio de Melo

Dia 30 (sábado)
Com Caco Ciocler
Com Participação especial: Elias Andreato

Dia 31 (domingo)
Com Duda Maia
Participação especial: Michel Melamed

APTR CONVIDA
Bate-papo com Eduardo Barata. Um encontro teatral entre 3 ou 4 profissionais de relevância para a cena brasileira. A transmissão será ao vivo, sábado e domingo, via Instagram, Facebook e Youtube, pelos perfis oficiais da APTR.

Estão confirmadas para este final de semana:
Sábado / 30 de maio, 19h
Bia Lessa, Danilo Miranda (SESC SP), Sergio Mamberti e Antonio Nóbrega.

Domingo / 31 de maio, 16h
Ariane Mnouchkine e Juliana Carneiro da Cunha.
Ficha técnica:

Curadoria: Eduardo Barata
Produção: Elaine Moreira, Gabriela Torres e Gaby de Saboya
Transmissão ao vivo: Pedro Murad e Richard Johansen

@TO MUSICAL
Live no Instagram, de até 1 hora, de artistas convidados. A transmissão acontecerá de sexta a domingo, às 21h, pelo @aptroficial. Os artistas apresentarão canções de sua preferência, conversando sobre espetáculos musicais e interagindo com o público. “Uma mostra dos musicais e seus intérpretes para alegrar a vida!”, diz Aniela Jordan, produtora cultural e curadora da ação.

Estão confirmados para este final de semana:
Dia 29 (sexta)
Com Kacau Gomes e Analu Pimenta

Dia 30 (sábado)
Com Thiago Machado e Bárbara Sut

Dia 31 (domingo)
Com Bruna Pazinato e Bel Lima

PUBLICIDADE
Scroll Up