Onde encontrar material adequado teatral para assistir na pandemia? Teatro Já, o projeto do Teatro PetraGold

Luciana Kezen

Luciana Kezen

35 anos, bacharel em Artes Cênicas pela UNIRIO, licenciada em Letras pela Estácio de Sá, atriz, escritora, tradutora e ávida leitora nas horas vagas.

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Parei de contar os dias, agora só conto semanas. Traumatiza menos. Em especial, nesta semana, Açúcar e Cafeína competiam para ocupar lugar nas minhas veias sanguíneas. Não se preocupe, ninguém saiu muito machucado. Apenas algumas manchas roxas e arranhões apenas. Toda impaciência do mundo correndo desesperadamente pelo meu corpo como se não houvesse amanhã! E não há mais. Só semana que vem. E a outra. E a outra.

Com a enxurrada de lives no momento, podemos chegar a um ponto de saturação rápida com o conteúdo que assistimos online. Podemos ficar tontos com tantas opções que surgem e não sabemos onde investir nosso tempo até que seja tarde demais. Diferente de sair andando da plateia de um teatro, se desligar de uma live é bem mais impessoal. Não há peso na consciência de ser visto ou notado pelo artista em cena.

Entretanto, seguindo todas as tendências do momento e todas as normas de segurança necessárias, o Teatro PetraGold está com um novo projeto, o Teatro Já! Junto com o mês de julho, chegou no PetraGold esta inovação de fazer peças online ao vivo. Na plateia, um espectador simbólico. No palco, monólogos ou números musicais com um limite de artistas.

Com uma capacidade para atender até mil pessoas por vez, estão sendo vendidos ingressos a preços populares. Acompanhando a necessidade que os artistas estão tendo de continuar a se apresentar e produzir, ao mesmo tempo sem deixar de fora os artistas que estão precisando de ajuda. Toda a venda dos ingressos, será dividida de tal forma: 50% para a produção dos espetáculos, 20% para o teatro PetraGold e 30% irão para o projeto Ingresso Solidário, uma outra criação da curadoria do PetraGold para ajudar profissionais da área de teatro que não estão conseguindo exercer suas profissões.

O projeto Teatro Já transmite online espetáculos ao vivo (Divulgação)

Talentos de renome dos palcos vão apresentar monólogos no palco do PetraGold. Paulo Betti, Marcelo Serrado, Thelmo Fernandes, Emilio Orciollo Netto, Arlindo Lopes são alguns dos nomes que estarão fazendo suas apresentações no palco no teatro. Vendas dos ingressos online na plataforma Sympla. Para assistir aos espetáculos, o programa adotado é o aplicativo Zoom, que pode ser utilizado tanto nos Smartphones como nos computadores.

Entretenimento online não se resume mais apenas a programas da Netflix ou GloboPlay. Nossa biblioteca digital cresce a cada semana com novas gravações. Como parte de toda inovação eletrônica de 2020, estamos vendo episódios de ‘Diário de um Confinado’, a primeira série de TV a ser gravada à distância.

Contamos agora com mais conteúdo para ser explorado e curtido de autores e atores de teatro. Chega a ser bonito de ver como não paramos de produzir material artístico de qualidade. Claro que existem algumas obras que não chegam a ser exatamente maravilhosas, muito menos excelentes. Como sempre aconteceu. Mas, no geral, toda essa movimentação me agrada e excita.

Um aceno de mão efusivo e até a próxima semana.
Dúvidas, críticas ou sugestões, envie para luciana.kezen@rioencena.com.

PUBLICIDADE
Scroll Up