Busca
Menu
Busca
PUBLICIDADE

Paulo Gustavo, falecido em maio, é homenageado com Dia Estadual do Humor no Rio

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Tempo estimado de leitura: 2 minutos
Paulo Gustavo faleceu em maio vítima de Covid-19 Foto: Daniela Ramiro/ Estadão Conteúdo /Arquivo

RIO – O ator e humorista Paulo Gustavo – falecido em maio, aos 42 anos, devido a complicações da Covid-19 – será homenageado todos os anos no Rio de Janeiro. A partir de 2021, sempre em 30 de outubro, dia do nascimento do artista, será celebrado no estado o Dia do Humor. Nesta terça-feira (26), governador Claudio Castro sancionou a lei que inclui a data no calendário fluminense.

O Dia Estadual do Humor consiste numa sessão solene, realizada todo 30 de outubro pela Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio), para homenagear os artistas que trabalham com o humor e relembrar a memória de Paulo Gustavo e sua célebre frase “rir é um ato de resistência”.

Ainda de acordo com a lei recém-sancionada, o artigo 4º afirma que “fica banido o mau humor, a partir da publicação da presente lei, especialmente, na data de que trata o artigo 1º”.

Paulo Gustavo, que será enredo da escola de samba São Clemente no Carnaval do ano que vem, travou uma luta contra a Covid-19 por dois meses. Ele deu entrada no hospital Copa Star, na Zona Sul do Rio, em 13 de março com sintomas da doença e entrou em estado grave no início de abril. O humorista chegou a ter uma melhora, mas acabou não resistindo após sofrer uma embolia pulmonar gasosa.

Em abril, Paulo Gustavo chegou a ser submetido a um moderno tratamento conhecido como ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorpórea), que funciona como se fosse um pulmão artificial. O quadro evoluiu, e ele chegou a interagir com os médicos e com o marido, Thales Bretas. No entanto, sua situação se agravou por causa de uma fístula bronquíolo-venosa, que causou a passagem de bolhas de ar pela corrente sanguínea, o que gerou o quadro de embolia, afetando, inclusive, o sistema nervoso central.


EM CARTAZ: Confira a programação teatral do Rio

PUBLICIDADE

Leia Também

PUBLICIDADE
Assine nossa newsletter e receba todo o nosso conteúdo em seu e-mail.