Peça reúne textos do espanhol García Lorca em sessão única e gratuita na Internet

Do Rio Encena

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

A peça traz vozes de personagens femininas das obras do espanhol Foto: Siomara Luz/Divulgação

O poeta e dramaturgo espanhol Federico García Lorca morreu jovem, aos 38 anos, vítima em 1936 dos conflitos conflagrados durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939). Sua obra, no entanto, segue sendo explorada até hoje, como mostra, por exemplo, a peça “Mulheres de Lorca”. Compilado de dois textos do escritor, além de poemas recitados por personagens femininas de suas obras, o espetáculo faz uma apresentação única e gratuita nesse domingo (06), às 17h, na plataforma digital Sympla Streaming – confira o serviço no fim da página.

As duas peças selecionadas para compor “Mulheres de Lorca” são “Bodas de Sangue” e “A casa de Bernarda Alba”, que, como ponto em comum, terminam de maneira trágica. Na primeira, é contada a história de uma noiva que, justo no dia do matrimônio, decide trocar o noivo pelo homem que realmente ama, o que a faz deixar de se sentir mais uma mulher passiva em relação aos desejos matrimoniais. Tal escolha, porém, leva os personagens a um desfecho sangrento.

Já em “A casa de Bernarda Alba” – o único texto de teatro escrito por Lorca em prosa – a personagem título é uma mãe que mantém as filhas, Angústias, Madalena, Martírio, Amélia e Adela, sob uma vigilância rigorosa. A rotina ditada pela matriarca, pouco a pouco, vai deixando a convivência cada vez mais difícil e próxima de uma desgraça.

SERVIÇO

Onde assistir: Sympla Streaming
Sessão: Domingo (06) às 17h
Elenco: Bruno Quixote, Carla Laroca, Clea Vianna, Dora Prado, Dora Santa Cruz, Fátima Vidinha, Heliete Vaitsman, Kátia Carbonell, Márcio Thadeu, Nara Fonseca, Rafael Vasquez e Siomara Luz
Direção: Júlio Luz
Texto: Federico García Lorca (adaptação de Rafael Albuquerque e Júlio Luz)
Classificação: 12 anos
Entrada: Gratuita; R$ 5 (Contribuição Solidária)
Bilheteria: Sympla
Gênero: Drama
Duração: 60 minutos

 

PUBLICIDADE
Scroll Up