Busca
Menu
Busca
No data was found

Prefeito eleito Eduardo Paes anuncia Marcus Faustini, de conjunto habitacional da Zona Oeste, como novo secretário de cultura

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Tempo estimado de leitura: 2 minutos
Marcus Faustini já havia trabalhado com Eduardo Paes em 2011 Foto: Reprodução/Facebook

Marcus Faustini será o novo Secretário Municipal de Cultura do Rio de Janeiro. O nome foi anunciado em entrevista coletiva nesta segunda-feira (07) pelo prefeito eleito Eduardo Paes, que assume em janeiro. Oriundo do Cesarão, conjunto habitacional localizado na Zona Oeste, ele é o terceiro escolhido para a prefeitura com raízes na periferia – Salvino Oliveira, da Cidade de Deus, já havia sido chamado para a Secretaria da Juventude, e Joyce Trindade, de Cosmos, para a da Mulher.

— Já tinha passado a hora de incluir estes atores da periferia na administração pública e interromper a tradição “Zona Sul cêntrica” — observou.

O futuro responsável pela pasta da Cultura, que já havia sido superintendente de Cultura e Sociedade no primeiro mandato de Paes na prefeitura – ele cargo que deixou em 2011 -, anunciou algumas medidas emergenciais que pretende adotar para o setor. Entre elas, a criação de um auxílio já no mês que vem e a retomada e inauguração de equipamentos culturais das Zonas Oeste e Norte, além de “territorializar” o orçamento da pasta, elaborando editais para regiões pré-determinadas da cidade.

Defensor do conceito da cultura como ferramenta de transformação, Faustini – que nasceu em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, mas cresceu no Cesarão, é idealizador de diversas iniciativas como foco em jovens da periferia. Diretor teatral formado pela Escola Martins Pena, ele fundou a Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu, a primeira do segmento na Baixada, e criou o Projeto Reperiferia, da Escola Livre de Teatro da Zona Oeste e da Escola Livre da Palavra, na Lapa.

Faustini, que também é dramaturgo, é ainda o idealizador da Agência de Redes para Juventude, que desde 2010 coordena projetos culturais desenvolvidos por moradores de comunidades pacificadas da cidade.

Leia Também

No data was found
Assine nossa newsletter e receba todo o nosso conteúdo em seu e-mail.