Prefeito eleito Eduardo Paes anuncia Marcus Faustini, de conjunto habitacional da Zona Oeste, como novo secretário de cultura

Do Rio Encena

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Marcus Faustini já havia trabalhado com Eduardo Paes em 2011 Foto: Reprodução/Facebook

Marcus Faustini será o novo Secretário Municipal de Cultura do Rio de Janeiro. O nome foi anunciado em entrevista coletiva nesta segunda-feira (07) pelo prefeito eleito Eduardo Paes, que assume em janeiro. Oriundo do Cesarão, conjunto habitacional localizado na Zona Oeste, ele é o terceiro escolhido para a prefeitura com raízes na periferia – Salvino Oliveira, da Cidade de Deus, já havia sido chamado para a Secretaria da Juventude, e Joyce Trindade, de Cosmos, para a da Mulher.

— Já tinha passado a hora de incluir estes atores da periferia na administração pública e interromper a tradição “Zona Sul cêntrica” — observou.

O futuro responsável pela pasta da Cultura, que já havia sido superintendente de Cultura e Sociedade no primeiro mandato de Paes na prefeitura – ele cargo que deixou em 2011 -, anunciou algumas medidas emergenciais que pretende adotar para o setor. Entre elas, a criação de um auxílio já no mês que vem e a retomada e inauguração de equipamentos culturais das Zonas Oeste e Norte, além de “territorializar” o orçamento da pasta, elaborando editais para regiões pré-determinadas da cidade.

Defensor do conceito da cultura como ferramenta de transformação, Faustini – que nasceu em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, mas cresceu no Cesarão, é idealizador de diversas iniciativas como foco em jovens da periferia. Diretor teatral formado pela Escola Martins Pena, ele fundou a Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu, a primeira do segmento na Baixada, e criou o Projeto Reperiferia, da Escola Livre de Teatro da Zona Oeste e da Escola Livre da Palavra, na Lapa.

Faustini, que também é dramaturgo, é ainda o idealizador da Agência de Redes para Juventude, que desde 2010 coordena projetos culturais desenvolvidos por moradores de comunidades pacificadas da cidade.

PUBLICIDADE
Scroll Up