Premiada companhia Barca dos Corações Partidos estreia novo espetáculo em sessão virtual na Internet e TV

Do Rio Encena

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

A música ‘Chiclete com Banana’ faz parte da trilha da nova produção da Barca Foto: Reprodução/Youtube

A super premiada companhia Barca dos Corações Partidos apresenta ao público o seu mais novo espetáculo no próximo dia 10 de outubro. Por conta da pandemia de Covid-19, porém, a estreia de “Jacksons do Pandeiro”, que aconteceria em abril, será realizada de maneira virtual, com transmissão ao vivo e gratuita pela TV e pela Internet – confira o serviço no fim da página.

Como o título já sugere, a nova produção da trupe é um tributo a Jackson do Pandeiro (1919-1982), cantor, compositor e multi-instrumentista paraibano, que ficou conhecido como o “Rei do Ritmo”. E justamente por tal alcunha, a diretora Duda Maia decidiu dar mais ênfase ao conceito de “corpo-rítmico” aos atores – algo que ela já usara em outros trabalhos seus – para destacar o suingue e a ginga do homenageado.

Com texto de Braulio Tavares e Eduardo Rios, o espetáculo mistura histórias dos próprios atores que se assemelham a passagens da trajetória de Jasknon. Além disso, sob direção musical da entrosada dupla Alfredo Del-Penho e Beto Lemos, algumas das mais de 400 canções do músico receberam arranjos e letras na trilha sonora – inclusive, uma delas, “Chiclete com Banana”, ganhou um clipe produzido pelo grupo no YouTube – assista mais abaixo.

— É um ‘pedir licença’ à obra dele, mas sem deixar de homenageá-lo com todo respeito, carinho e admiração — explica Eduardo Rios, falando um pouco mais sobre o casamento entre texto e direção: — O texto surgiu depois dos ensaios já estarem seguindo. Duda entende a dramaturgia não somente como palavra falada. A ligação das cenas é feita por palavras, músicas ou por uma coreografia, por algo que não está escrito.

Antes de “Jacksons do Pandeiro”, a Barca dos Corações Partidos emplacou nos anos anteriores espetáculos bem recebidos por público e crítica, e também destacados nas principais premiações teatrais do Rio de Janeiro, como Aptr, Shell e Cesgranrio. Foram eles: “Auê” (2016), “Suassuna – O Auto do Reino do Sol” (2017) e “Macunaíma, Uma Rapsódia Musical” (2019).

SERVIÇO

Onde: Canal (YouTube.com/barcadoscoracoespartidos) e pelo Canal Bis (NET – 120/620, SKY – 560 e 160, OI – 131, Vivo – 535)
Sessão: Sábado (10/10) às 20h
Elenco: Adrén Alves, Alfredo Del-Penho, Beto Lemos, Eduardo Rios, Fábio Enriquez, Renato Luciano e Ricca Barros; artistas convidados: Everton Coroné, Lucas dos Prazeres e Luiza Loroza
Direção: Duda Maia (direção musical: Alfredo Del-Penho e Beto Lemos)
Texto: Braulio Tavares e Eduardo Rios
Classificação: Não informada
Entrada: Gratuita
Gênero: Musical
Duração: Não informada

PUBLICIDADE
Scroll Up