Projeto Arte em Cena SESC Rio: solo ‘Cinco Crônicas’ reflete sobre amor e pandemia em sessão única e gratuita no YouTube

Do Rio Encena

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Alexandre Lino é o protagonista do monólogo Foto: Janderson Pires/Divulgação

O projeto Arte em Cena do Sesc Rio, que vem transmitindo em seu canal no YouTube apresentações teatrais online durante a pandemia, tem como atração nesta semana o solo “Cinco Crônicas”, que propõe reflexões sobre amor e o momento atual da sociedade, que leva a rupturas, separações, dor e isolamento. A sessão única do “espetáculo que não se repetirá jamais”, como a própria produção o define, acontece nesta quinta-feira (28), às 19h, gratuitamente – veja o serviço completo no fim da página.

A questão do isolamento, inclusive, já se nota logo na concepção do monólogo. Enquanto o ator Alexandre Lino trabalhava no Rio de Janeiro, o autor Daniel Porto escrevia as crônicas em Niterói, e o diretor, o suíço-brasileiro Sérgio Leemann, desenvolvia sua encenação direto da Suíça. E além do trabalho coletivo, mas à distância, o monólogo, mesmo que sóbrio e sem excessos, precisa recorrer também às devidas ferramentas do digital para contornar a atual impossibilidade do teatro presencial.

Adaptado à realidade, o trio foi construindo a peça que aborda as mais diversas formas do amor nestes tempos excepcionais, e como o sentimento pode ser fundamental para quem é acometido pelo acontecimento e vê o hoje durar uma eternidade.

Poético, o texto fala de amor, mas, direto e simples, também dialoga com a realidade, o que, a propósito, vai ao encontro da linha de trabalho da Documental Cia, a responsável pela produção. Em sete anos, o grupo fundado pelo próprio Lino procurou, como o seu nome já diz, trabalhar com pesquisas de fatos e personagens reais. Sempre levando aos palcos espetáculos baseados na vida real, a cia. registra e compartilha com o público experiências reais que levam a reflexões sobre os altos e baixos da sociedade contemporânea.

SERVIÇO

Onde assistir: Canal do Sesc Rio no YouTube
Sessão: Quinta (28) às 19h
Elenco: Alexandre Lino
Direção: Sérgio Leemann
Texto: Daniel Porto
Classificação: Não informada
Entrada: Franca
Gênero: Drama
Duração: Não informada

PUBLICIDADE
Scroll Up