Busca
Menu
Busca
PUBLICIDADE

Projeto de intercâmbio entre artistas brasileiros e holandeses reúne na Internet peça de teatro, performance de dança e documentário

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Tempo estimado de leitura: 2 minutos
A atriz Monique Vaillé no espetáculo “La Codista_BR”, uma das atrações do projeto Câmbio Foto: Thiago Sacramento/Divulgação

Artistas do Brasil e da Holanda se unirão para realizar mais uma edição do projeto Câmbio, que, por causa da pandemia, será feito em formato online em 2021. Com curadoria e produção de Cesar Augusto e Jonas Klabin, o programa, cujo objetivo é promover a troca e a parceria entre artistas, ficará disponível no YouTube da Companhia dos Atores ao longo do mês de dezembro – confira o serviço completo no fim da página.

Nesta quinta-feira (02), o Câmbio – que neste ano tem apoio institucional do Consulado da Holanda no Rio de Janeiro – estreia o documentário “La Codista.doc”, que mostra o processo de criação da peça “La Codista”, da dramaturga holandesa Marleen Scholten. O filme sintetiza as mais de 70 horas de trabalho em 38 encontros não presenciais entre os nove profissionais envolvidos. Por conta da Covid, eles só estiveram frente a frente no dia da estreia, em 2020.

A propósito, a adaptação brasileira da peça, batizada como “La Codista_BR” – com protagonismo de Monique Vaillé e direção do próprio Cesar Augusto – também é atração no projeto. Haverá uma apresentação gratuita online e ao vivo, na sexta (03), no canal do Sesc Pinheiros. Na trama, a atriz interpreta uma mulher desempregada que, precisando de dinheiro, cria a profissão de codista, que consiste em ficar na fila para outras pessoas – as filas e as pessoas são diferentes o tempo todo.

Por fim, no dia 10, estreia “Round Midnight/Hora Zero”. Feita a partir de um intercâmbio artístico entre o holandês Arno Schuitemaker e a brasileira Cristina Moura, a performance de dança engloba dois solos – dirigidos de forma totalmente remota – que foram inspirados e filmados nas cidades onde os coreógrafos moram: Amsterdã e Rio.

O primeiro solo tem Arno dirigindo o brasileiro Domenico Salvatore, bailarino da Marcia Milhazes Cia de Dança, em filmagens que começam num apartamento e seguem para uma praia. Já o segundo número tem o ator e clown holandês Goos Meeuwsen, sob direção de Cristina, performando em três instalações diferentes: numa casa antiga e abandonada que fazia parte de uma igreja; em ruas movimentadas no centro de Amsterdã; e às margens do rio IJ, na parte norte da cidade.

SERVIÇO

Documentário “La Codista.doc” – Projeto CÂMBIO
Lançamento: 2/12 (quinta), às 19h
Ficará disponível para visualização até 9/12
Local: canal Cia dos Atores no YouTube (youtube.com/ciadosatores)
Gratuito

Peça “La Codista_BR”
Apresentação online e ao vivo: 3/12 (sexta), às 19h
Local: Acessar os links disponibilizados nos sites:
SESC SP/Pinheiros (www.sescsp.org.br) ou CÂMBIO (www.câmbio.art.br)
Gratuito

Exibição da performance de dança “Round Midnight/Hora Zero” – Projeto CÂMBIO
Lançamento: 10/12 (sexta), às 19h
Ficará disponível para visualização até 24/12
Local: canal Cia dos Atores no YouTube (youtube.com/ciadosatores)
Gratuito


EM CARTAZ: Confira a programação teatral do Rio

PUBLICIDADE

Leia Também

PUBLICIDADE
Assine nossa newsletter e receba todo o nosso conteúdo em seu e-mail.