Busca
Menu
Busca
No data was found

Retorno tímido: apenas três teatros recebem público no primeiro fim de semana após flexibilização de decreto municipal

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Os teatros Riachuelo (E), Clara Nunes e Multiplan estão entre os pouquíssimos que reabrem após flexibilização Fotos: Divulgação

O prefeito Eduardo Paes anunciou nesta sexta-feira (09) uma flexibilização no decreto do último dia 22 de março, que vinha determinando, desde então, o fechamento ou a restrição de diversos setores da cidade do Rio de Janeiro por causa da pandemia. Entre eles, os teatros, que precisaram suspender suas atividades com público por quase 20 dias. No entanto, mesmo com a autorização, pouquíssimas são as salas que estão abrindo suas portas neste primeiro fim de semana: somente três.

O tempo para preparar a retomada das apresentações presenciais foi curto, mas existiu, já que há uma semana a prefeitura havia comunicado que daria a permissão. A explicação parece estar mais ligada à preocupação de produtores, artistas e proprietários de teatros com Covid-19. A pouca adesão deste fim de semana é apenas mais um episódio da retomada do teatro presencial no Rio, que nunca engrenou. Desde que o então prefeito Marcelo Crivella liberou as atividades no setor – com restrições – em setembro passado, muitos teatros e centros culturais preferiram seguir com atrações virtuais ou nem isso.

O decreto publicado por Paes, em conjunto com a prefeitura de Niterói, veio no fim do mês passado diante do aumento preocupante nos números de infecções, óbitos e ocupações de leitos de UTI nas redes pública e privada. Depois de considerar que a medida teve impacto nestes dados, o prefeito, com o aval do seu comitê científico, optou pela reabertura dos teatros, a princípio, até o próximo 19 – quando será feita uma nova avaliação – entre 12h e 21h. Sendo assim, para quem está a fim de ir ao teatro, o RIO ENCENA recorreu aos sites oficiais das próprias salas e também a plataformas de venda de ingressos a fim de saber quais estão recebendo público. Vamos lá então:

O Teatro Riachuelo, na Cinelândia, recebe somente neste fim de semana uma versão para “Romeu e Julieta”, clássico de William Shakespeare, com a Cia. de Ballet do Rio de Janeiro, que reconta, através da dança, a tragédia dos jovens apaixonados que pertencem a famílias inimigas.

Já no Shopping da Gávea, um dos principais polos teatrais da cidade, dois espaços também estão tendo apresentações com público. No Vannucci, a opção é para quem curte uma comédia cheia de altos e baixos de uma relação amorosa. “Os homens querem casar e as mulheres querem sexo II”, que vinha cumprindo temporada por lá, mas precisou ser suspensa, agora retorna para seguir até 31 de julho. Já no Clara Nunes, Um Musical Congelante II – A Jornada”, que também está de volta após interrupção por conta do decreto municipal, é um musical inspirado no grande sucesso “Frozen”.

Para além deste fim de semana, procuramos também outras atrações programadas até o dia 19. Ainda no Clara Nunes,“O novo Peter Pan” faz duas sessões no próximo sábado e no domingo, também adaptando para os palcos um clássico infantil.

Por fim, no Teatro Multiplan, no Shopping Villagemall, na Barra da Tijuca, a aposta é nos shows de stand-up comedy. No próximo sábado (17), Bruna Louise, sucesso na Internet, se apresenta com o seu “Deslocada”. E no dia seguinte, é a vez de “O inimigo do nível”, com Rodrigo Marques, apresentação única no domingo (18).

Confira abaixo como ficam comércio e serviços após o novo anúncio da prefeitura:

Podem funcionar

Até 21h
Bares
Lanchonetes
Restaurantes
Quiosques da orla
(*Os estabelecimentos terão uma tolerância de até uma hora para o efetivo encerramento dos serviços)

Clubes sociais e esportivos (as áreas de lazer a partir das 11h)
Adaptação: MAC de Niterói investe em exposições virtuais em período de restrições de circulação

Entre 12h e 21h
Teatros
Museus
Galerias
Bibliotecas
Cinemas
Casas de festa
Salas de apresentação
Salas de concerto
Salões de jogos
Circos
Recreação infantil
Parques de diversões, temáticos e aquáticos
Pontos turísticos
Exposição de arte
Aquários
Jardim Zoológico

Outros serviços

Entre 10h e 18h

Comércio
8h a 17h
Órgãos não essenciais da administração pública
Portas abertas: Visita ao Corcovado é liberada a partir desta sexta com restrição de público e horário

Seguem proibidos
Boates
Casas de espetáculo
Ambulantes nas praias
Feiras especiais, feiras de ambulantes, feiras de antiquários
Rodas de Samba
Festas em áreas públicas e particulares
A permanência nas vias, áreas e praças públicas das 23h às 5h
Praias, parques e cachoeiras

Leia Também

No data was found
Assine nossa newsletter e receba todo o nosso conteúdo em seu e-mail.