Busca
Menu
Busca
No data was found

Teatro online: primeiro monólogo de Chico Diaz, ‘A Lua vem da Ásia’ está disponível no canal do Sesc no YouTube

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Tempo estimado de leitura: < 1 minutos
Chico Diaz estreou o solo em 2011, no Rio de Janeiro Foto: Jaqueline Machado/Divulgação

Há nove anos, Chico Diaz estreava, no Rio de Janeiro, o seu primeiro solo, chamado “A Lua vem da Ásia”. Desde então, o ator tem circulado por diversos palcos – com alguns intervalos, claro – com o espetáculo que tem a loucura como tema central. Uma destas retomadas ocorreu no último dia 13, quando ele voltou a encenar o texto, mas, desta vez, numa circunstância diferente. A sessão aconteceu em sua casa e foi transmitida ao vivo no YouTube pelo projeto #EmCasaComSesc, iniciativa da filial da entidade em São Paulo com o objetivo e levar cultura e arte ao público através da Internet em tempos de pandemia. Quem não conferir na ocasião ao vivo, pode assistir clicando aqui.

“A Lua vem da Ásia” é, originalmente, o romance do escritor mineiro Campos de Carvalho (1916-1998) que marca o nascimento da sua narrativa surrealista. A partir desta obra, o próprio Diaz fez a adaptação para o teatro, na qual narra e vive a trajetória de um homem que se confunde entre alucinações e recordações de suas passagens por diferentes terras.

Com direção de Moacir Chaves e supervisão dramatúrgica de Aderbal Freire-Filho, o espetáculo mostra o personagem num ambiente que não chega a ficar claro para o espectador – dada a confusão mental do homem. Seria um hotel de luxo, um campo de concentração ou talvez um manicômio? O fato é que a capacidade de ser e pensar livremente do sujeito está por um fio.

E assim ele segue como o narrador de um mundo governado pelo que chama de “a lei do absurdo”. Cenário este que, diga-se, se parece e muito com a aparente normalidade cotidiana.

Leia Também

No data was found
Assine nossa newsletter e receba todo o nosso conteúdo em seu e-mail.