Tem colunista nova no RIO ENCENA! Apaixonada por teatro, Luciana Kezen promete sinceridade com leitores

Luciana Kezen

Luciana Kezen

35 anos, bacharel em Artes Cênicas pela UNIRIO, licenciada em Letras pela Estácio de Sá, atriz, escritora, tradutora e ávida leitora nas horas vagas.

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Oi, tudo bem? Eu sou Luciana Kezen. Nasci em Abril de 1985 no interior do estado do Rio de Janeiro, uma cidade chamada Campos dos Goytacazes, onde eu ia assistir peças de teatro infantil levada pela minha escola primária, e assistia peças adultas (muito antes da idade) com meus pais. Cedo desenvolvi uma paixão pelo teatro e pela escrita.

Me mudei para o Rio de Janeiro em Março de 2006, quando ingressei na Universidade Federal do Rio de Janeiro [UNIRIO] para cursar Artes Cênicas. No final de 2009, eu estava com meu diploma de Bacharelado em Artes Cênicas e de Licenciatura em Letras – Português/Literatura pela Universidade Estácio de Sá.

Assistir peças sempre foi algo que fiz com extremo prazer e satisfação.

De 2013 a 2016, me mudei para Nova York, e assisti inúmeros espetáculos maravilhosos enquanto estudava e trabalhava por lá. Sinto saudade do frio as vezes.

Com um olhar um pouco mais maduro, a partir de 2016, quando voltei a residir na Cidade Maravilhosa, comecei a notar grandes mudanças nas produções teatrais do Rio. Uma demanda estava crescendo.

Apesar de vários teatros terem fechado, e a situação econômica do país (que nunca foi exatamente agradável) não estava lá indo muito bem (e ao meu ver continua decadente), todas as peças que eu ia tinham público.

As críticas de Luciana Kezen saem aos domingos Foto: Arquivo Pessoal

Dramas, comédias, musicais, infantil, alternativos, performances, leituras… onde quer que eu fosse parar havia gente na platéia. Claro, em alguns lugares mais do que outros. No entanto, as pessoas continuavam indo ao teatro. Achei bonito.

Tive o prazer de assistir montagens lindas, peças incríveis, espetáculos que marcaram a minha vida, e claro, outros que sei que vou esquecer. Gosto do ritual. O teatro é minha religião. Aceito a solenidade. Curto pegar um programa de uma peça para ler, ou apenas ler em cartaz a ficha técnica, até ouvir os nomes ditos no final de uma apresentação mais modesta.

Adoro quando o terceiro sinal toca, as luzes se apagam e estamos diante de um mundo novo que não sabemos o que vai acontecer dali para frente. Não sei quantas vezes chorei nos conselhos de Polônio a Laertes, em ‘Hamlet’ de William Shakespeare, mas sei que como critica do RIO ENCENA prometo “ser honesta fiel a mim mesmo, assim jamais serei falsa com ninguém.”

Mal posso esperar para entrar nessa jornada, onde conhecerei mais profundamente a cena teatral carioca, e aos poucos irei deixando você, leitor que acompanha nosso site, saber um pouco mais de mim.

Abraços efusivos e até a próxima semana!
Dúvidas, críticas ou sugestões, envie para: luciana.kezen@rioencena.com.

PUBLICIDADE
Scroll Up