Busca
Menu
Busca
No data was found

Tributo a Naum Alves de Souza reúne nomes como Marieta Severo e Pedro Paulo Rangel no Teatro Poeira

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Tempo estimado de leitura: 3 minutos
Gustavo Wabner (E) trablhou por cerca de 15 anos ao lado de Naum Alves de Souza Foto: Divulgação
Gustavo Wabner (E) trablhou por cerca de 15 anos ao lado de Naum Alves de Souza Fotos: Divulgação

Pouco mais de um mês depois de seu falecimento, o artista multifacetado Naum Alves de Souza (1942-2016) será homenageado nesta segunda-feira (23/05), às 21h, no Teatro Poeira, em Botafogo. Idealizado pelo ator e diretor Gustavo Wabner, “As Auroras das Nossas Vidas – um tributo a Naum Alves de Souza” consiste na reunião inédita de três gerações de atores que participaram de montagens cariocas de “A Aurora da Minha Vida”, principal texto do autor paulista, para uma leitura dramática de quatro cenas desta obra.  A entrada para o evento é franca.

Entre os nomes convocados, estão Marieta Severo, Pedro Paulo Rangel, Stela Freitas (da montagem original de 1982), Guilherme Piva, Bel Kutner e Luisa Thiré (2004), André Dias, Victor Maia e Ana Velloso (2011), entre outros. Além disso, outros artistas como Nathalia Timberg, Gilberto Gawronski e Silvia Buarque também participarão como convidados.

Muito próximo a Naum, por ter trabalhado cerca de 15 anos ao seu lado (como ator e assistente de direção), Gustavo Wabner recorda que teve a ideia do tributo logo depois de saber da morte do dramaturgo. Em relação ao elenco de luxo reunido para o projeto, ele assegura que não teve que esperar muito por um “sim”.

– Me senti obrigado a fazer isto porque tenho uma dívida de gratidão com o Naum. Ele não foi importante só para mim, mas para todos no teatro. Aliás, reunir esses quase 30 nomes não foi mérito meu, mas, sim, dele. Logo de cara, todos toparam. Acharam a ideia muito válida – relembra o ator, em entrevista ao RIO ENCENA.

Naum morreu no último mês de abril, aos 73 anos
Naum morreu no último mês de abril, aos 73 anos

Porém, mesmo com a relativa facilidade para reunir o elenco e conseguir como espaço o Poeira (cedido sem custos por Marieta Severo), Wabner, que está em cartaz com “Como me Tornei Estúpido” no Teatro Clara Nunes, descarta uma segunda edição do tributo.

– Eu adoraria fazer outras vezes, mas como o elenco é grande, e o pessoal está em temporada com outros trabalhos, vamos ficar só com essa edição mesmo. Infelizmente! Recebemos até convite para fazer em São Paulo, mas pela logística, fica difícil – conclui.

Sobre a convivência com Naum, Wabner recorda que o versátil artista paulista era atencioso com os companheiros de trabalho e também bem humorado. Entre as principais característica do ex-colega, ele cita duas:

– Ele era muito doce. Fazia questão de cumprimentar todo mundo, desde a camareira até os atores, passando pelos técnicos. E lembrava o nome de todos. Também adorava colocar apelidos nas pessoas. Alguns até impublicáveis (risos) – destaca Wabner, garantindo que escapou das alcunhas mais comprometedoras: – Ele me chamava de Guga. Quase todo mundo me chama assim.

Sobre Naum

Um dos fundadores do grupo teatral Pod Minoga, Naum Alves de Souza era dramaturgo, diretor, roteirista, cenógrafo, figurinista, artista plástico, bonequeiro e professor. No teatro, assinou o texto de diversas peças, como por exemplo, “A Maratona”, “No Natal a Gente Vem Te Buscar”, “Aurora da Minha Vida” e “Um Beijo, um Abraço, um Aperto de Mão”. Como diretor, esteve à frente de montagens como “A Flor do Meu Bem Querer” (2004), “Sopros de Vida” (2010) e “Longa Jornada Noite Adentro” (2013).

Entre os diversos prêmios que recebeu ao longo da carreira, em diferentes funções, estão o Troféu Mambembe 1978 como Melhor Figurino por “Macunaíma”; o Prêmio Apca (Associação Paulista de Críticos de Arte) 1979 como Melhor Cenografia por “No Natal a Gente Vem te Buscar”, peça na qual faturou também o Prêmio Moliére, no mesmo ano, mas como Melhor Direção.

Fora do teatro, se destacou por criar e confeccionar os bonecos Garibado e Gugu do programa “Vila Sésamo”. Além disso, escreveu roteiros para filmes, dirigiu séries de TV e espetáculos de ópera.

SERVIÇO

Local: Teatro Poeira
Endereço: Rua São João Batista, Nº 104 – Botafogo.
Telefone: (21) 25378053
Sessão: Segunda-feira (23/05) às 21h
Elenco: Nathalia Timberg, Marieta Severo, Pedro Paulo Rangel, Stela Freitas, Carlos Gregório, Mario Borges, Analu Prestes, Roberto Arduim, Luisa Thiré, Guilherme Piva, Bel Kutner, Carolyna Garcia, Anna Cotrim, Bruno Padilha, Anderson Muller, Cadu Fávero, Ana Velloso, Andre Dias, Ester Elias, Victor Maia, Helga Nemeczyk, José Mauro Brant, Vera Novelo, Sergio Maciel, Gilberto Gawronski e Silvia Buarque.
Direção: Gustavo Wabner
Classificação: Livre
Entrada: Franca (sujeito a lotação)
Duração: Aproximadamente 60 minutos
Capacidade: 182 lugares

Leia Também

No data was found
Assine nossa newsletter e receba todo o nosso conteúdo em seu e-mail.