Busca
Menu
Busca
No data was found

Cia. gaúcha comemora 25 anos apresentando espetáculo com bonecos no CCBB

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Tempo estimado de leitura: 2 minutos
Os atores Renato Turnes e Viviana Schames ao lado da assistente de direção Carolina Garcia e do diretor Paulo Balardim Foto: Gisele Knutez/Divulgação
Os atores Renato Turnes e Viviana Schames com a assistente de direção Carolina Garcia e o diretor Paulo Balardim

Companhia gaúcha de destaque no cenário nacional, a Caixa do Elefante Teatro de Bonecos estreia nessa segunda-feira (03/10), às 18h, no CCBB, no Centro, o espetáculo “Prólogo Primeiro”. A curta temporada, que vai apenas até o próximo dia 16, com sessões duplas (18h e 20h) de quinta a segunda, faz parte das comemorações pelos 25 anos de atividades do grupo.

Na direção da montagem, Paulo Balardim teve como inspiração o dramaturgo, diretor e cenógrafo britânico, Edward Gordon Craig (1872-1966), criador da Gordon Craig School for the Art of the Theatre, uma das principais escolas de teatro de Florença, na Itália. Balardim adaptou dois textos inéditos no Brasil (Prólogo Primeiro e O fim do Sr. Peixe e da Sra. Espinha) do inglês, cuja a concepção teatral sempre foi muito peculiar, optando por um antinaturalismo e pureza cenográfica.

– Como cenógrafo, Craig revolucionou vários aspectos da estrutura teatral. Ele sempre foi muito revoltado com a presença do ator em cena. Ele propõe um novo modelo de atuação, de ator e para isso, usa a figura da supermarionete, que seria o ator ideal. Partindo desse ponto, estamos buscando dialogar com o que o Craig propunha: a presença de um ator que não esteja no topo da hierarquia da cena, mas que se relacione com os outros elementos de uma maneira um pouco mais homogênea – conta o diretor, responsável também pela concepção visual.

Renato Turnes e um boneco como se fossem um só ator Fotos: Gisele Knutez/Divulgação
Renato Turnes e um boneco como se fossem um só ator Fotos: Gisele Knutez/Divulgação

Com a intenção de compartilhar com os espectadores um experimento de animação em que atores interagem com bonecos, de forma que pareçam fazer parte do mesmo corpo, “Prólogo Primeiro” é protagonizado pelos atores Viviana Schames e Renato Turnes para viver uma experiência onde ator e boneco se tornam um só.

– Os textos têm uma linguagem muito parecida com o que chamamos de teatro do absurdo. São muito simbólicos e trabalham com um fluxo de pensamento rápido, explorando as qualidades que os bonecos têm. Apresentamos alguns entre quadros que estão mais próximos da dança do que de um teatro textual – encerra Balardim.

Leia Também

No data was found
Assine nossa newsletter e receba todo o nosso conteúdo em seu e-mail.