Ao trazer à tona os conflitos de interesses presentes no cotidiano de qualquer um, o espetáculo “Balada de um Palhaço” promete entreter e provocar reflexão com uma versão divertida e emocionante de uma das maiores obras de Plínio Marcos (1935-1999). A peça entra em cartaz nesta quinta-feira (25/08) no Teatro SESI Centro, às 19h30. Às sextas, as sessões estão marcadas para o mesmo horário e aos sábados, às 19h, com ingressos à R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia). A temporada vai até 17 de setembro.
O espetáculo retrata a busca do palhaço Bobo Plin por um sentido para seu ofício. Em determinado momento da vida, ele se sente cansado da repetição mecânica e passa a negar antigas formas de fazer rir a fim de preencher o vazio de uma existência, que, para ele, já parece medíocre. Por conta dessa falta de auto estima, o palhaço acaba ficando vulnerável e deixa que o dono do circo, Manelão, acabe explorando tal situação. A partir daí, surge o embate psicológico que passeia por questões sociais sobre o desejo e a necessidade. Enquanto um pensa em realizações pessoal e profissional, o outro só quer saber do sucesso financeiro.
Com a direção de Emilio de Mello, e Ângela Rebello e Silvio Guindane no elenco, o texto de Plinio Marcos coloca em cheque as relações do homem contemporâneo marginalizado. O espetáculo, que foi escrito e encenado pela primeira vez nos anos 80, é um dos inúmeros textos do ator, diretor, escritor, palhaço e jornalista.
Plínio já foi homenageado pela Escola de Samba X-9, de Santos, em 2008, com o enredo Plinio Marcos – Nas Quebradas do Mundaréu, em homenagem ao artista que foi grande incentivador do samba em Santos e São Paulo.