“Universo Redondo – os Circos de Benjamim”, montagem circense indicada para o público infanto-juvenil, estreia nesse sábado (24/09), às 17h, no Teatro Gláucio Gill, em Copacabana, com foco o início do teatro circense no Brasil. Baseado em fatos reais, o espetáculo desenvolve sua trama através da trajetória do mineiro Benjamim de Oliveira (1870-1954), o primeiro palhaço negro do Brasil. A temporada vai apenas até 18 de outubro, com sessões também aos domingos, no mesmo horário.
A peça fala da importância para o crescimento do segmento circense de Benjamim, um menino negro e filho de escravos, que um dia entra num circo e se encanta com o universo mágico presente no local. Quando a lona vem abaixo e deixa a cidade, Benjamim decide que aquela passaria a ser sua vida. Em 60 minutos de encenação, o texto de Gabriel Sant'anna conta ao público como o circo começou, a sua chegada ao Brasil e, principalmente, a história do protagonista, que além de palhaço, era compositor e ator, sendo considerado um dos principais artistas do século XIX e XX.
Já a direção de José Regino explora o universo das artes circenses lançando mão de linguagens típicas como as tradicionais palhaçarias, contação de história, manipulação de bonecos e música ao vivo. E dessa forma, o trabalho tenta resgatar para dentro do espetáculo a essência a alma e o amor pela arte que Benjamim dedicava a sua obra.