Em mais de 25 anos de estrada, o que não falta à Companhia Etc. e Tal são vivências artísticas. Mas foi só no atípico ano de 2020 que a trupe experimentou algo totalmente inusitado para quem está acostumado a se apresentar em cima de um palco. Por conta da pandemia, eles puderam ser vistos através da tela do celular ou do computador com o premiado infantil circense “O Maior Menor Espetáculo da Terra” (2014). E, pelo visto, a trupe gostou desta história de teatro online, já que nesse fim de semana vão voltar às redes sociais e, desta vez, em dose dupla.
Através do prêmio Fomento a Todas as Artes, promovido pela Prefeitura do Rio de Janeiro com recursos da Lei Aldir Blanc, a Etc. e Tal vai promover o projeto Mímica Online, realizando ao longo do mês de fevereiro curtas temporadas virtuais – em seus perfis no Facebook e no YouTube – de dois infantis. Com um histórico de trabalhar com elementos circenses e mímica, o grupo apresentará novamente “O Maior Menor Espetáculo da Terra”, sempre às 16h nos sábados, e “João, o Alfaiate – Um Herói Inusitado” (2018), aos domingos, no mesmo horário.
Em “O Maior”, que tem cenário e assessoria circense assinados por Domingos Montagner (1962-2016), o público mirim acompanha a apresentação de um típico teatro em miniatura do século XVIII. Em cena, os atores Álvaro Assad, Marcio Moura e Melissa Teles-Lôbo comandam um compacto Circo de Pulgas formado por pequeninas e imaginárias “artistas”, que vêm de diversas partes do mundo.
Da China, Pun Ching Oo, a pulga funâmbula; da Argentina, PulGardel, a pulga bala; da Oceania, as lindas pulgas gêmeas trapezistas, Pulg Lee e Pilg Luu. Isto sem falar na inimaginável pulga indomável da floresta do Zimbábue, a Ponga! Todas elas com talentos arrebatadores!
Já em “João”, o personagem-título é um desajeitado alfaiate que, num golpe de sorte, consegue exterminar de uma única tentativa uma turma de insetos. Só que ao difundir seu feito pelo reino, a história não fica bem clara, e acaba chegando aos ouvidos do rei que um valente das redondezas matou sete.
Empolgado com o ato de bravura do desconhecido, o rei manda chamar o candidato a herói para lidar com seres fantásticos que vivem assombrando a Vila Central. É claro que esta história caminha para uma sequência de confusões, mas até que o alfaiate não faz feio.
Inspirado no conto “João Mata Sete” dos irmãos Jacob e Wilhelm Grimm, o espetáculo saiu vencedor nos prêmios CBTIJ (Centro Brasileiro Teatro para a Infância e Juventude), nas categorias Melhor Visagismo (Cleber de Oliveira); e Zilka Sallaberry, como Melhor Espetáculo Infanto-juvenil, Visagismo e Ator (Márcio Moura).
SERVIÇO
Onde assistir: Perfis da Cia. Etc. e Tal no YouTube e no Facebook
Sessões: “O Maior Menor Espetáculo da Terra” – Sábados às 16h | “João, o Alfaiate – Um Herói Inusitado” – Domingos às 16h
Período: 06/02 a 28/02
Elenco: Álvaro Assad, Marcio Moura e Melissa Teles-Lôbo
Classificação: Livre
Entrada: Gratuita
Gênero: Infantis
Duração: Não informada