Falecida no dia 16 de janeiro, em decorrência de um câncer, Françoise Forton será homenageada a partir desta quarta-feira (16), exatos dois meses após sua morte. Até o próximo dia 23, sempre às 21h, será transmitida no YouTube a leitura dramatizada de “A Ponte e a Água de Piscina”, último trabalho da atriz. A participação de Françoise, inclusive, foi gravada direto da UTI do Hospital São Vicente, na Gávea, onde ela ficou internada por mais de 100 dias lutando contra a doença – confira o serviço completo no fim da página.
Nesta quarta, antes da primeira exibição da leitura, será realizada, às 19h, uma Live nas redes pessoais da atriz e do produtor Eduardo Barata, que é presidente da Aptr (Associação dos Produtores de Teatro do Rio de Janeiro) e ex-marido da artista. Estarão presentes ao encontro virtual também Alcides Nogueira, autor do texto, e Amir Haddad, que assina a direção.
— Tive a alegria, o privilégio e a dor de ter feito o último trabalho de Françoise. A nossa leitura da peça, no hospital, foi o mais poderoso exercício de vida que eu poderia ter oferecido para uma atriz — relembra Haddad.
— Difícil traduzir o que significou assistir ao desempenho da Françoise: enérgico, firme, delicado, sensual… Dizendo as palavras que escrevi de um leito de hospital! Havia nela a urgência, a força da mulher e da atriz! Obrigado, amada Fran! — emociona-se o autor Alcides Nogueira.
Sobre o texto, trata-se de uma mistura de acidez e poesia numa abordagem sobre uma questão contemporânea e urgente: uma iminente crise hídrica mundial. Na trama atemporal, três personagens vivem cada um a sua loucura – o que muito é explicado pelo fato de nenhum deles nunca ter tomado conhecimento da existência da água.
Cercadas por uma guerra incessante, mãe e filha vivem uma vida dura. A menina, ainda mais, porque além da total escassez de água, ainda precisa conviver com uma dominação materna. Todo esse panorama, porém, sofre uma reviravolta com a chegada do jovem Nil. A partir daí, amor, loucura, sexo, traição e desejo costuram a trama.
Para participar do projeto – viabilizado através da Lei Aldir Blanc – Françoise, que faleceu com 64 anos de vida e 55 de carreira, teve o aval do oncologista ortopédico Dr. Marcelo Bragança.
SERVIÇO
Live sobre a leitura dramatizada de “A Ponte e a Água de Piscina”
Quando: 16/03 às 19h
Onde assistir: Instagram: @barataproducoes / Facebook: Barata Comunicação / Youtube: Barata Produções
Entrada: Franca
Duração: 40 minutos
Exibições da leitura dramatizada de “A Ponte e a Água de Piscina”
Quando: 16/03 a 23/03 às 21h
Onde assistir: Youtube: Barata Produções
Elenco: Françoise, Beatriz Campos e Jarbas Cadorna
Direção: Amir Haddad
Texto: Alcides Nogueira
Entrada: Franca
EM CARTAZ: Confira a programação teatral do Rio