Do seu repertório de 11 espetáculos originais, entre infantis e adultos, a Cia. Teatral Milongas selecionou quatro para levar à Sede das Cias, na Lapa, onde será realizada uma temporada comemorativa pelos 13 anos de existência do grupo. A partir de 30 de outubro, de sexta a segunda, sempre às 20h, será apresentada uma peça por dia: “Espelunca”, “POP – 15 Minutos de Fama”, “Se Vivêssemos em um Lugar Normal” e “Rosencrantz e Guildenstern Estão Mortos”. O ingresso para cada uma custa R$ 20. Já o pacote para assistir a todas sai por R$ 35.
Às sextas, a companhia carioca, que completa os 13 anos em janeiro do ano que vem, apresenta “Espelunca”, ’*, um espetáculo de palhaçaria clássica inspirado na linguagem do cinema mudo. Em cena, os atores Adriano Pellegrini e Roberto Rodrigues interpretam, respectivamente, o dono de um restaurante entregue às moscas e o único cliente a ter coragem de entrar lá. Sem qualquer diálogo, acompanhada apenas com uma trilha musical no estilo chorinho, a dupla usa a expressão corporal para retratar a cômica relação em que se encontram.
Já a comédia performática “Pop – 15 Minutos de Fama” será apresentada aos sábados. No palco, Matheus Rebelo, Roberto Rodrigues e Hugo Souza criam paródias satirizando pessoas que entram para o mundo pop, nem que seja por 15 minutos, por terem participado de clipes musicais, novelas mexicanas, propagandas políticas e programas de auditório. Os atores coreografam sucessos nacionais e internacionais em um repertório que vai de Michael Jackson e Dominó, passando por Sandy & Júnior e Caetano Veloso, entre outros.
Aos domingos, o ator Roberto Rodrigues protagoniza o monólogo tragicômico “Se Vivêssemos em um Lugar Normal”, a primeira adaptação para o teatro da obra literária do mexicano Juan Pablo Villalobos. Morando ao lado dos seis irmãos, do pai e da mãe, em uma casa apelidada por eles próprios como “caixa de sapato”, Orestes tem dois objetivos: compreender sua situação econômica e mudar o curso de sua própria sorte.
Por fim, às segundas, a comédia dramática “Rosencrantz e Guildenstern Estão Mortos”, de autoria do dramaturgo inglês Tom Stoppard, apresenta dois personagens coadjuvantes da tragédia de “Hamlet”, de William Shakespeare. Breno Sanches, que assina a direção, divide o palco com Hugo Souza e Leonardo Hinckel.
Oficina gratuita
Entre os dias 08 a 29 de novembro, o ator e diretor Breno Sanches vai ministrar a oficina ‘O ator diretor’, na própria Sede das Cias. Marcadas para os domingos de 14h30 a 17h30, as aulas, que serão gratuitas, visam ao desenvolvimento de forma prática de alguns fundamentos da direção, seja para o diretor atingir seus objetivos, seja para o ator melhorar sua desenvoltura no palco a partir de uma melhor percepção do espaço cênico. Serão abordadas técnicas de comunicação que ajudarão o ator e/ou diretor a ganhar mais liberdade na criação, além de temas sobre composição, movimentação e improvisação. Para outras informações, envie um e-mail para sededascias@nevaxca.com.br.