Busca
Menu
Busca
No data was found

Com elenco de ‘Malhação’, comédia sobre questões adolescentes estreia no Teatro dos Grandes Atores

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Tempo estimado de leitura: 3 minutos
Vitor Novello (C) e Valentina Herszage (E) acreditam que peças juvenis ainda são escasas no teatro
Vitor Novello (C) e Valentina Herszage (E) formam o elenco da peça ao lado de Paulo Hebrom, Amanda de Godói e Francisco Vitti

O espectador que for ao Teatro dos Grandes Atores, na Barra da Tijuca, assistir ao espetáculo “Jovem Estudante Procura” ficará, naturalmente, com a ligeira sensação de estar acompanhando mais um capítulo de “Malhação – Seu lugar no mundo”. Natural! Afinal, a comédia juvenil, que estreia nesse domingo (29/05), às 18h30, não apenas reúne em seu elenco quatro atores da novelinha da TV Globo, como também aborda os dramas e as delícias da fase adolescente.

Com texto de João Brandão e direção de Isabela Secchin, a montagem é protagonizada por Amanda de Godói, Francisco Vitti, Paulo Hebrom, Vitor Novello e Valentina Herszage, única que não está em “Malhação”. Na trama, cinco jovens que nunca se viram até então passam a dividir um apartamento de classe média. A situação, que ora provoca humor, ora drama, se dá depois que o pai de Clara (Valentina) morre, e ela vê o aluguel dos quartos de seu imóvel como solução para sobreviver.

O encontro dos meros desconhecidos entre si acontece num momento de transição entre a adolescência e a fase adulta, período no qual se convive com sonhos, medos, desafios, diferenças e superação. Isso sem falar no desejo de independência que é cada vez mais latente na fase chama por muitos de “aborrescência”. Prova disso é a própria Valentina, que, em entrevista ao RIO ENCENA, acabou fazendo uma revelação:

Com exceção de Valentina, o elencoda peça está em "Malhação - Seu lugar no mundo"
Com exceção de Valentina, o elencoda peça está em “Malhação – Seu lugar no mundo”

– Nunca passei por essa situação porque moro com meus pais. Mas tem certa semelhança pela vontade que tenho de sair de casa. Já tenho essa vontade de procurar um lugar. Mas isso não seria agora, ainda vai demorar. É uma vontade que mora dentro de mim. Seria mais pela questão da independência mesmo – frisa a atriz, de 20 anos.

Assim como Valentina, Vitor Novello, que faz o Luan no folhetim global, também garante que toparia passar pela experiência de dividir poucos metros quadrados com outras pessoas com as quais teria pouca afinidade.

– Moro com meus pais, mas já viajei com amigos. Tipo mochilão. Eram amigos e não desconhecidos. Mas também não sei se seria melhor ou pior. Com amigos, você briga, fala o que pensa, tem mais abertura. Com quem você não conhece, não há intimidade. E a peça começa assim, todos se desentendendo e depois virando amigos. Nas diferenças, eles encontram semelhanças. Cada um tem suas características, mas as semelhanças falam mais alto – afirma o ator, também de 20 anos, à nossa reportagem.

Para todas as idades

Entre uma presença mais maciça de peças adultas e infantis, “Jovem Estudante Procura” surge como uma das poucas opções do circuito teatral carioca direcionada para o público juvenil. Para os atores, porém, o espetáculo, com classificação etária de 12 anos, pode provocar identificação em adolescentes, assim como em adultos também.

– É uma peça para todo mundo. Para o jovem que está entrando na fase adulta, que está passando por aquele tipo de situação. E também para o pessoal mais velho, que já viveu aquilo – ressalta Vitor.

A montagem alterna humor e drama Fotos: Vinicius Bertoli/Divulgação
A montagem alterna humor e drama Fotos: Vinicius Bertoli/Divulgação

Já Valentina, eleita Melhor Atriz pelo filme adolescente “Mate-me Por Favor” (2015) no Festival de Veneza, Festival do Rio e Festival Janela Internacional de Cinema do Recife, acredita, sim, que ainda são escassas as produções teatrais destinadas aos jovens. Entretanto, ela pondera que não é sempre que esse tipo de espetáculo consegue dialogar com o pessoal dessa faixa etária.

– Acho que poderia ter mais (peças juvenis), sim. Mas não sei se as que existem conseguem atingir este público de maneira sincera. Nosso espetáculo tem uma identificação que atinge a todos. Mostra o jovem como um ser inteligente, que luta por seus objetivos – encerra.

Leia Também

No data was found
Assine nossa newsletter e receba todo o nosso conteúdo em seu e-mail.