Busca
Menu
Busca
No data was found

Dia Internacional da Mulher: mostra gratuita de solos femininos promove debates sobre a condição da mulher

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Tempo estimado de leitura: 3 minutos
Os solos “Vida de boneca” (alto), “Memórias do sentido” (dir.) e “Mergulho” fazem parte da programação da Mostra Fotos: Fernando Dias/Lorena Zschaber/Luis Henrique Vieira

RIO – No Dia Internacional da Mulher, que se celebra nessa terça-feira, dia 08 de março, uma mostra gratuita de solos femininos começa a levantar uma série de questões sobre a condição delas na sociedade, em variadas vertentes. Em três palcos diferentes, o Palavra de Mulher – como foi batizado o projeto – reunirá quatro produções que seguirão em cartaz até o próximo dia 17 – confira a programação completa no fim da página.

Os solos são os seguintes: “Mergulho ou a menina que sangrava poesia”, “Memórias do sentido ou essência da casa de vó”, “O quarto de Bianca” e “Vida de Boneca”. O que os distingue são a linguagem, a concepção e a construção da cena. Já o ponto em comum é o objetivo de falar sobre o protagonismo feminino, buscando dar voz e vez à mulher no teatro.

Consequentemente, a mostra reflete sobre valores como respeito, sororidade, empatia, equidade e liberdade de escolhas. E para aprofundar o debate, logo após as sessões, será realizado um bate-papo entre a atriz em cena e a plateia. Na pauta, estarão a montagem artística (concepção, processo e linguagem) e a temática em questão e seus impactos sociais.

PROGRAMAÇÃO DA MOSTRA

“Mergulho ou a menina que sangrava poesia”

Quarta (09/03) às 19h – Arena Carioca Carlos Roberto de Oliveira / Dicró Av. Brás de Pina, s.n, Parque Ary Barroso. Penha. Entrada pela Rua Flora Lobo./ (tradução simultânea em LIBRAS)

Sexta (11/03) às 20h – Arena Carioca Abelardo Barbosa / Chacrinha / Rua Soldado Eliseu Hipólito, s/n – Pedra de Guaratiba

Segunda (14/03) às 20h – Teatro Ipanema/ Rua Prudente de Morais 824-A, Ipanema

Entrada: Franca
Classificação: 14 anos
Duração: 50 minutos
Release: “Mergulho, ou a Menina que Sangrava Poesia”, protagonizado por Rita Grego é livremente baseado no clássico O Diário de Anne Frank e destaca o confinamento, a tirania e o preconceito com uma encenação inspirada no expressionismo alemão e na dança Butoh.

“Memórias do sentido ou essência da casa de vó”

Terça (08/03) às 20h – Arena Carioca Abelardo Barbosa / Chacrinha / Rua Soldado Eliseu Hipólito, s/n – Pedra de Guaratiba

Sexta (11/03) às 19h – Arena Carioca Carlos Roberto de Oliveira / Dicró / Av. Brás de Pina, s.nº, Parque Ary Barroso. Penha. Entrada pela Rua Flora Lobo. (tradução simultânea em LIBRAS)

Terça (15/03) às 20h – Teatro Ipanema/ Rua Prudente de Morais 824-A, Ipanema.

Entrada: Franca
Classificação: Livre
Duração: 30 minutos
Release: Fernanda Dias é atriz e autora de “Memórias do Sentido ou Essência da Casa de Vó”. Pesquisadora de danças negras no Brasil e na África, através da sinuosidade dos movimentos oferece ao espectador o despertar dos sentidos das memórias vividas. A atriz relata que as ruas vazias, a impossibilidade de aproximação no auge do momento pandêmico, foram deflagradores para sua criação.

“O quarto de Bianca”

Quinta (10/03) às 20h- Arena Carioca Abelardo Barbosa / Chacrinha /Rua Soldado Eliseu Hipólito, s/n – Pedra de Guaratiba

Sábado (12/03) às 19h- Arena Carioca Carlos Roberto de Oliveira / Dicró / Av. Brás de Pina, s.n, Parque Ary Barroso. Penha. Entrada pela Rua Flora Lobo./ (tradução simultânea em LIBRAS)

Quarta (16/03) às 20h – Teatro Ipanema/Rua Prudente de Morais 824-A, Ipanema.

Entrada: Franca
Classificação: 10 anos
Duração: 45 minutos
Release: Renata Egger recebeu vários prêmios em “O Quarto de Bianca” em festivais como o 35º Prêmio Paschoalino (FETAERJ – Federação de Teatro Associativo do Estado do Rio de Janeiro. A peça mistura real e imaginário, memória e história, quando a personagem Bianca retorna à casa onde cresceu e reconta sua história construindo novas verdades.

“Vida de Boneca”

Quarta (09/03) às 20h – Arena Carioca Abelardo Barbosa / Chacrinha /Rua Soldado Eliseu Hipólito, s/n – Pedra de Guaratiba

Quinta (10/03) às 19h – Arena Carioca Carlos Roberto de Oliveira / Dicró /Av. Brás de Pina, s.n, Parque Ary Barroso. Penha. Entrada pela Rua Flora Lobo./ (tradução simultânea em LIBRAS)

Quinta (17/03) às 20h – Teatro Ipanema/Rua Prudente de Morais 824-A, Ipanema.

Entrada: Franca
Classificação: 16 anos
Duração: 40 minutos
Release: Marcia Valença – também produtora da Mostra junto com Josué Soares – apresenta em “Vida de Boneca” uma Medeia contemporânea. A personagem Margarida tranca seus convidados em uma sala de teatro para se fazer ouvir entre caixinhas e bonecas. Baseado no Teatro Essencial de Denise Stoklos e no Teatro Gestual de Josué Soares.


EM CARTAZ: Confira a programação teatral do Rio

Leia Também

No data was found
Assine nossa newsletter e receba todo o nosso conteúdo em seu e-mail.