Mistura de elementos circenses, teatro e números de dança, o espetáculo “Gira” estreia nesta sexta-feira (16/10), às 20, na sede do Circo Crescer e Viver, responsável pela produção, que fica na Rua Carmo Neto, Nº 143, próximo à estação do metrô da Praça Onze. Com trilha sonora original composta por Daniel Gonzaga e direção de Luis Igreja, a montagem, com entrada franca, é inspirada na riqueza cultural, na dualidade e sensualidade do sertão nordestino.
No picadeiro, os artistas mergulham nas raízes do interior brasileiro e no imaginário da literatura regionalista para mostrar elementos nordestinos como a caatinga, os jagunços, os sertanejos, os vaqueiros, os santos, a fé, a superstição, o misticismo, as festas, os embates entre o bem o mal, Deus e o diabo, as mulheres fortes, as submissas e as revolucionárias. Essa pluralidade e mistura de componentes, ressalta Luis Igreja, é o ponto forte do espetáculo.
– É um espetáculo concebido em forma de sonho, como o momento em que, ainda na cama, lembramos de um sonho e neste mesmo ato já não sabemos se estamos recordando de fato ou recriando essa lembrança. “Gira” é sonho e pesadelo, rito e natureza, é Brasil e mundo, homem-mulher, bicho- homem que a terra há de comer – completa.