Números circenses, executados ao ar livre, que representem a própria construção de estruturas de circo. Essa é a proposta do espetáculo “Mão” que fará seis apresentações gratuitas no Rio de Janeiro nas próximas semanas. A primeira parada é no Parque de Madureira neste sábado (16/04), às 16h (confira a programação completa no fim da página). Com direção de Renato Linhares, os intérpretes/construtores Adelly Constantini, Camila Moura, Carolina Cony, Daniel Elias, Daniel Poittevin e Fábio Freitas, acompanhados do multi-instrumentista Ricardo Dias Gomes, agregam acrobacias e montagem de aparelhos de ferro e madeira (veja imagens aqui).
Os movimentos dos sete artistas são baseados em atividades de uma construção, como aparafusar, carregar e encaixar. Simultaneamente, eles executam ainda equilíbrios em pêndulo, escorregadas arriscadas em uma enorme rampa de madeira, saltos e giros. Quem passa (e fica) pelo local ao longo dos 120 minutos de apresentação, acompanha inúmeras formas de expressão que existem no toque, na ação do construtor, no simples deslocamento de tubos, ferros, porcas e parafusos.
– A gente pensou em criar um espetáculo que fosse uma reflexão sobre a trajetória do construir e suas particularidades. Um ritual que pudesse dar a ver a espessura do ferro que segura a lona, o peso da estaca que a mantém de pé, suas equações estruturais, seus barulhos não musicais, seus encaixes únicos, e aquilo tudo que vem antes do salto, do voo, do frio na barriga – explica o diretor.
SERVIÇO
Apresentações: Parque de Madureira (16/04 e 23/04); Parque Recanto do Trovador – antigo zoo de Vila Isabel (17/04); Parque Garota de Ipanema (24/04); Largo da Carioca (29/04) e Cidade das Artes – Barra da Tijuca (01/05)
Horário: Sempre às 16h
Elenco: Adelly Co stantini, Camila Moura, Carolina Cony, Daniel Elias, Daniel Poittevin, Fábio Freitas e Ricardo Dias Gomes
Direção: Renato Linhares
Classificação: Livre
Entrada: Franca
Gênero: Circense
Duração: 80 minutos